![Modelo educacional de cidade cearense é apresentado para profissionais da rede municipal de Porto Velho](/uploads/q0n1cjx15f23km1.jpg)
Publicada em 13/02/2025 às 16h04
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou na quinta-feira (13), no Teatro Banzeiros, a palestra “Transformando Desafios em Oportunidade: A Experiência de Sobral”, ministrada pelo professor doutor Francisco Herbert Lima Vasconcelos, que durante oito anos atuou como secretário de Educação do município cearense e, em cuja gestão, alcançou os melhores resultados, se mantendo há quase 10 anos em primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e em outros indicadores.
O modelo educacional de Sobral, reconhecido internacionalmente pelos bons resultados alcançados ao longo dos últimos 25 anos, foi apresentado para diretores e gestores das unidades de ensino de Porto Velho, que participaram deste diálogo reflexivo visando a transformação dos processos pedagógicos.
O evento tem o objetivo de compartilhar experiências exitosas e estratégias educacionais que possam contribuir para o aprimoramento da gestão escolar e do processo de ensino-aprendizagem na rede de Educação de Porto Velho.
EXEMPLO
“A Educação Básica de qualidade é considerada um degrau fundamental para o ensino médio e a educação profissional de excelência”, afirmou Herbert Lima. “O município de Sobral ganhou destaque pelas políticas de ensino e taxas de alfabetização na idade certa, saindo de um dos piores resultados do país e conquistando, recentemente, os melhores indicadores educacionais do Brasil, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb); no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (Ioeb); e no Ranking de Competitividade dos Municípios, o que o levou a ser modelo reconhecido nacional e internacionalmente”, pontuou o palestrante.
“Eu fico imensamente honrado em compartilhar as nossas práticas por meio deste encontro, que considero fundamental e agradeço o convite da Secretaria Municipal de Educação e parabenizo a iniciativa que conta com apoio do prefeito Léo Moraes, mesmo em início de gestão à frente da Prefeitura, está empenhado em promover mudanças significativas focadas na melhoria da educação”, comentou.
Segundo Lins os resultados positivos derivam da capacidade de Sobral de convergir todo o sistema educacional para a aprendizagem e da decisão de manter a política partidária longe das escolas. Não é uma solução milagrosa, mas sim, um conjunto de ações estruturadas, com o objetivo de garantir que todos os alunos da rede municipal concluam a educação básica na idade certa e com aprendizado adequado.
TROCA DE EXPERIÊNCIAS
O secretário-adjunto da Semed, Walter Aparecido do Nascimento, também destacou a importância do encontro, pois possibilitou o diálogo com os gestores e demais profissionais da educação e o compartilhamento da experiência exitosa de Sobral como referência em educação. “Estamos todos empenhados em alcançar o mesmo objetivo, melhorar cada vez mais a educação nas escolas da rede pública municipal e garantir um futuro melhor e mais digno para nossos alunos”, garantiu.
Conforme Nascimento, a palestra com o professor Herbert Lima é mais uma ação da gestão em prol da melhoria da educação. “Recebemos nossos diretores, gestores e coordenadores para essa troca de experiência, que em meu ponto de vista é essencial para a interação da nossa rede municipal de educação. Queremos que nossas equipes também trabalhem inspiradas e motivadas para seguir o exemplo da cidade de Sobral, e que possamos aprender e até copiar o município cearense no sentido de desenvolvermos políticas públicas espelhados neste exemplo, para alcançarmos os melhores resultados na nossa educação.
Há dois anos atuando como diretora da Escola Tarumã, Maria Góes, disse que a palestra e os temas abordados estão ampliando o leque de informações e de ideias para os profissionais de educação de Porto Velho. “Para mim como gestora está sendo um excelente aprendizado e é um passo sábio e pertinente da Semed e do prefeito”.