
Publicada em 24/02/2025 às 14h19
Aprovado o repasse de R$ 43.543.775,74 milhões aos municípios, por meio de convênios, o valor representa 35% da arrecadação do Fundo de Infraestrutura de Transporte e Habitação (Fitha) pelo governo de Rondônia, mantendo para 2025, o mesmo percentual de repasse adotado em 2024, equivalente a 35% do orçamento-geral do Fundo.
A reunião do Conselho Administrativo do Fundo de Infraestrutura de Transporte e Habitação (Fitha), que tratou da aprovação dos valores do Fitha/2025, destinados aos municípios rondonienses, realizada no dia 6, na sede do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER-RO).
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o suporte aos 52 municípios assegura que as prefeituras tenham condições de investir em infraestrutura e melhorias à população. “As ações municipalistas serão intensificadas em 2025, levando benefícios diretos aos munícipes. O Fitha será repassado a cada município conforme sua realidade, permitindo investimentos estratégicos em projetos que melhorem a qualidade de vida e impulsionem a economia local”, salientou.
O vice-presidente da Associação Rondoniense de Municípios (Arom), Marcelio Brasileiro, destacou a importância do Fitha para o desenvolvimento das cidades. “Esse repasse é fundamental para que as prefeituras consigam realizar obras essenciais, especialmente na manutenção e recuperação da malha viária municipal.”
O coordenador administrativo financeiro Jonas Santos de Oliveira, enfatizou a relevância do repasse para a execução de projetos nos municípios. “A destinação desses recursos permite que as prefeituras tenham um planejamento eficiente para executar obras e melhorias na infraestrutura local. É um investimento que reflete diretamente na qualidade de vida da população, trazendo mais segurança e desenvolvimento às comunidades”, pontuou.
De acordo com o diretor-geral do DER-RO e presidente do Conselho Administrativo do Fitha, Eder André Fernandes, com esses recursos, os municípios podem investir na recuperação de estradas vicinais, construção e reforma de pontes, aquisição de máquinas e equipamentos, além de garantir melhores condições para o transporte e deslocamento da população.
