Publicada em 16/02/2025 às 10h20
RONDÔNIA
1922 – O advogado Gomes Coutinho é o novo promotor de Justiça da comarca de Porto Velho.
1949 – Na instalação da Associação Médica do Guaporé, o cientista e médico Ary Pinheiro louvou todos os que, mesmo sob condições mínimas, conseguem cumprir suas missões em defesa da vida. (FATO DO DIA)
1982 – Os novos aspirantes a oficial da Polícia Militar, incorporados ontem, ouviram do comandante coronel Magalhães: “Usem a inteligência, ao invés da violência, em suas ações.
1987 – O Conselho Indigenista Missionária – Cimi denuncia: terras das reservas uru-eu-uau-uau e zoró estão sendo invadidas por madeireiros ou “gatos” que vendem terras não regulamentadas.
1990 – A deputada Odaísa Fernandes propõe uma comissão especial de inquérito para apurar o “processo de destruição do Hospital de Base”.
HOJE É
Dia Nacional do Repórter.
Católicos celebram Santa Juliana da Nicomédia, Santa Filipa Mareri, Santo Onésimo,
BRASIL
1822 – O regente Pedro I “Crêa o Conselho de Procuradores Geraes das Provincias do Brazil” – ortografia original. 1630 — Tropas holandesas conquistam Olinda e depois Recife, que se tornam parte da Nova Holanda. 1958 – Nasce uma lenda do basquete, Oscar Schmidt.
MUNDO
1961 — Os EUA lançam o Programa Explorer 9. Em 2005 — Entra em vigor o Protocolo de Quioto após a sua ratificação pela Rússia.
FATO DO DIA
DR. ARY – ALÉM DA MEDICINA
Fundador da a Academia de Letras de Rondônia (ACLER – cadeira número 1), Ary Tupinambá Pena Pinheiro, nascido em 1910, no Pará, recém-formado, veio trabalhar no Território.
Em 1944, instalado o Território do Guaporé, o Dr. Ary (como os médicos Hamilton Raulino Gondim e Lourenço Antônio Pereira Lima) eram reconhecidos “pela prática da medicina como sacerdócio”, conforme sua filha a historiadora e também membro da Acler Yeda Borzacov (F).
Na sessão da ACLER pelos 100 anos de seu nascimento, disse o médico Viriato Moura, “ter sido o Dr. Ary quem influenciou, a mim e a outros jovens a cursar Medicina”, dentre os quais o ex-governador Osvaldo Piana e o atual presidente do CFM Hiram Gallo.
Mas Ary Pinheiro, patrono do maior centro de saúde da região, o “Hospital de Base”, não ficaria só na Medicina. Foi escritor, pesquisador, antropólogo, etnólogo, professor, jornalista, ecologista, “um homem de (mais que) 7 instrumentos”.
(*) https://www.gentedeopiniao.com.br/colunista/yedda-pinheiro-borzacov/a-memoria-de-meu-pai-ary-tupinamba-penna-pinheiro