Publicada em 23/02/2025 às 09h50
RONDÔNIA
1930 – O 1º Superintendente (prefeito) eleito de Porto Velho, Joaquim Augusto Tanajura (1917/1920), é nomeado prefeito de Manaus.
1940 – O governo federal designa o major Aluízio Ferreira para comandar o mapeamento da futura rodovia Porto Velho a Vilhena, e verificar se existem ou não as minas de Urucumacuã.
23 – 1941 – O consulado da Bolívia publica convocação a todos naturais do país, na faixa de 19 anos, que devem retornar para cumprir o serviço militar.
1949 – O prefeito de Guajará-Mirim, George Oliver pede que o governador Araújo Lima libere logo, do orçamento do Território, recursos para construir o hospital daquele município.
1983 – O público não teve acesso ao interrogatório de acusados da morte do comprador de ouro Assis, que tem, dentre acusados, vários policiais.
1990 – A decisão do TSE, autorizando eleitor em trânsito, no próprio Estado, a votar, foi criticada pelo deputado federal Arnaldo Martins, que considera isso incentivo à fraude.
HOJE É DIA
Dia Nacional do Surdo-mudo. Dia Nacional do Movimento Municipalista Brasileiro. Dia Internacional e Nacional do Rotariano.
Católicos celebram Santa Josefina Vannini, São Policarpo de Esmirna,
BRASIL
1901 — Criação do Instituto Butantan (SP), o maior produtor de imunobiológicos e biofarmacêuticos da América Latina.
MUNDO
1455 – Publicada a Bíblia de Gutenberg, o 1º livro ocidental impresso com tipo móvel (levou 5 anos para ser impressa). 1765 – O físico inglês Henry Cavendish descobre o hidrogênio. 1954 — É feita a 1ª aplicação em massa, em crianças, contra a poliomielite com a vacina Salk.
FATO DO DIA
EDUCAÇÃO EM RO (I)
De julho de 1975 a abril de 1979 Humberto Guedes foi o penúltimo governador do Território. Em 2004, em sua casa em Brasília, lembrou da falta de estrutura mínima para receber e direcionar a forte migração que chegava pela BR, quando uma grande preocupação dos que chegavam era uma escola para os filhos. (F. IBGE)
Citou as dificuldades em conseguir formar seu grupo assessor, por não conhecer ninguém em Rondônia e (talvez) em razão dele ter exonerado o prefeito de Porto Velho, Odacir Soares, ordem que Guedes disse ter recebido em Brasília – “foi a única ordem que recebi ao assumir”.
A estrutura de governo era composta por “divisões”, e isso criava problemas. Em entrevista no Café Santos ele disse: “Um diretor de divisão de Território em Brasília tinha muita dificuldade em ser atendido, foi feita uma reestruturação criando-se secretarias.”
De sua administração destacou a área de Educação – e se disse até muito surpreso com os resultados obtidos, cujo comando ele entregou aos professores Jerzy Badocha e José Valdir Pereira. “Fizeram uma autêntica revolução no setor”.