Publicada em 03/02/2025 às 14h00
Deputados – A Assembleia Legislativa (Ale) tem nova Mesa Diretora, que comandará os trabalhos administrativos-financeiros do Legislativo Estadual nos próximos dois anos. A Posse dos novos membros ocorre a partir das 15h de hoje, no plenário da Casa de Leis em solenidade com a participação de convidados. Pela segunda vez o deputado Alex Redano (Progressistas-Ariquemes) assume o cargo de presidente da Casa do Povo tendo como parceiros na Mesa Diretora Laerte Gomes (PSD/Ji-Paraná), 1º vice-presidente; Rosângela Donadon (União-Vilhena), 2º vice-presidente; Alan Queiroz (Podemos-PVH), 1º secretário; Cássio Gois (PSD-Cacoal), 2º secretário; Edevaldo Neves (PRD-PVH), 3º secretário e Marcelo Cruz (PRTB-PVH), 4º secretário. Temos quatro deputados do interior e três da capital na Mesa Diretora.
Combustíveis – Aleluia! Procon (organismo de Defesa do Consumidor) de Rondônia está liderando operação na fiscalização de postos de combustíveis visando impedir que comercializem os produtos (gasolina, etanol e diesel) no Estado com preços abusivos. A situação é mais complicada em Porto Velho, onde a absoluta maioria de os postos distribuidores comercializa combustíveis a preços acima dos praticados no interior e com diferenças de centavos, além de aumentos sem justificativas, que ocorrem com regularidade, inclusive na última semana, quando a expectativa era de alta a partir de 1º de fevereiro e dias antes os preços já estavam majorados. A fiscalização do Procon ocorre em Porto Velho, Ariquemes e Ji-Paraná, além de outros municípios. Uma ótima oportunidade, para checarem a razão de a gasolina e o diesel, que são de Manaus e chegam pelo Rio Madeira terem preços mais elevados em Porto Velho, que em Ji-Paraná, que fica a cerca de 400km da Capital e são transportados por caminhões-tanques.
Vices – Os vice-prefeitos dos municípios de Cacoal, Tony Pablo Castro Chaves (PSD), e de Vilhena (Aparecido Donadoni (PL)) estão preparando os ternos para assumirem o cargo de titular a partir de abril do próximo ano. Faltam 14 meses para as eleições gerais (presidente da República, governadores e os vices; duas das três vagas ao Senado de cada Estado e Distrito Federal; Câmara Federal e Assembleias Legislativas) de outubro de 2026. O prefeito Adailton Fúria (PSD), de Cacoal, foi reeleito com mais de 83% dos votos válidos e já se mobiliza para uma candidatura a governador ou mesmo a vice, pois tem potencial eleitoral para isso, e está entre os nomes mais cotados para a sucessão estadual. Fúria certamente estará na disputa em 2026 e, caso não esteja na lista de candidatos a governador será ao menos a vice. É o que se comenta nos bastidores.
Vices II – O prefeito reeleito de Vilhena, delegado Flori Cordeiro (Podemos), também está na lista de prováveis nomes a concorrer nas eleições gerais do próximo ano. Não seria a govenador, ou a vice, como é o caso de Fúria, mas à Câmara Federal e Assembleia Legislativa, por exemplo. O Cone Sul não tem nenhum representante no Congresso Nacional (Senado e Câmara Federal) e o prefeito Cordeiro tem condições de concorrer a uma das oito vagas à deputado federal ou as duas do Senado, hoje ocupadas por Confúcio Moura (MDB) e Marcos Rogério, que preside o PL no Estado. Flori renunciando em abril de 2026, o vice Aparecido Donadoni assumiria o mandato de prefeito e, como não assumiu o cargo no primeiro mandato, que foi tampão (cerca de dois anos), poderá disputar a reeleição.
Vices III – Ainda temos mais dois municípios onde os prefeitos podem disputar as eleições de 2026 com os vices tendo condições de assumir o comando dos municípios. Em Ariquemes a prefeita, do Carla Redano (União) foi reeleita e provavelmente concorrerá no próximo ano. O vice é André Rosseto (PL), que poderá disputar a reeleição. E o caminho seria a deputada federal, já que o marido, Alex Redano (Republicanos) está assumindo hoje (3) a presidência da Ale-RO e deverá disputar mais uma reeleição. Temos, ainda, o prefeito-reeleito de Rolim de Moura, Aldo Júlio (União) que tem planos de concorrer a deputado federal, já que o município não tem representatividade no Congresso Nacional, nem na Ale-RO. Assumiria a prefeitura o vice, Alcides Rosa (Republicanos). Hoje é esse o quadro dos prefeitos reeleitos e com condições de concorrer em Rondônia em 2026 com chances de sucesso.
Respigo
O trecho da BR 364 entre porto Velho a Vilhena, com cerca de 700km está em boas condições, mesmo com o período de Inverno Amazônico (chuvas quase que diárias durante meses). É importante destacar, que em períodos de safras de grãos (soja, milho, café) circulam mais de 2,5 mil veículos pesados/dia (carretas, bitrens e treminhões) que transportam o produto para Porto Graneleiro de Porto Velho, no Rio Madeira, a maioria para exportação +++ No período de Inverno Amazônico (dezembro a maio) o trecho ficava todo esburacado favorecendo a acidentes, a maioria com óbitos. Estamos caminhando para o fim de o período de chuvas e a pista está em boas condições de tráfego +++ A partir de terça-feira (4) as sessões ordinárias da Ale-RO retornarão à normalidade. Os deputados ser reúnem regimentalmente às terças-feiras à partir das 15 e às quartas-feiras, com início às 9h +++ O Brasil é mesmo um País do faz de conta. E não é de hoje +++ Além de os preços de praticamente tudo subir de forma absurda, o conteúdo dos produtos são adulterados. Uma lata de leite Ninho, por exemplo, que era de 500g, hoje é de 400g +++ Cervejas, refrigerantes que eram de 600ml, 350ml, hoje estão com 550ml, 530ml, 340ml, 320ml. É o fim da rosca...