
Publicada em 21/02/2025 às 11h30
O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, e a reitora da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Marília Pimentel, estiveram reunidos na terça-feira (18), em Brasília, na sede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que é responsável direta pelos hospitais universitários federais no país, para tratar sobre uma parceria na área da saúde.
No encontro, foi discutida uma futura parceria para a implantação do Hospital Universitário (HU). Essa é uma demanda de anos que nunca avançou, mas, agora, o prefeito Léo Moraes está articulando para, com o apoio do governo federal, finalmente alcançar uma solução para ampliar a qualidade dos cursos da área de saúde e os serviços e atendimento à sociedade.
Durante o encontro, que contou também com a presença do secretário da Secretaria Municipal da saúde (Semusa), Jaime Gazola, foram abordadas alternativas para a criação do hospital que representará uma expansão das possibilidades de ensino, pesquisa, extensão e assistência à saúde na região, além de estreitar a ligação entre a universidade e a comunidade. A ideia é que outros órgãos e instituições também participem dessa implantação.
De acordo com a Unir, o Hospital Universitário será um centro voltado para a formação de profissionais da área da saúde, oferecendo um ambiente de aprendizado prático e realista para os estudantes de medicina, enfermagem, fisioterapia, nutrição e outras áreas da saúde por meio das parcerias com as universidades privadas.
Vale destacar que a unidade também servirá como campo de estágio, possibilitando aos alunos a vivência direta com pacientes, sob a supervisão de profissionais qualificados, integrando teoria e prática em um ambiente acadêmico de ponta.
Ainda segundo a Unir, a ideia é que com a criação do Hospital Universitário, funcione como um centro de referência para o atendimento à população, oferecendo serviços médicos de qualidade, especialmente em áreas que, muitas vezes, têm pouco acesso a cuidados especializados.
De acordo com o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, o Hospital Universitário trará benefícios para os estudantes e em especial aos moradores da capital. “Esse é mais um avanço para a saúde do município que estava na UTI. O nosso foco e comprometimento é com a saúde e qualidade de vida dos porto-velhenses. A ideia é que tenhamos aqui um hospital para pesquisas, formação de médicos e que, principalmente, consiga atender as necessidades da nossa população”, disse o prefeito.
Outras reuniões estão marcadas pelos próximos dias para os ajustes finais desta parceria. No ano passado, uma equipe técnica da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), especializada na implantação e gestão de equipamentos de saúde, em particular, hospitais universitários, esteve em Porto Velho com o objetivo de avaliar a viabilidade da implementação do HU na capital.