
Publicada em 20/02/2025 às 12h02
Cumprindo determinação do prefeito Léo Moraes, a Oeração Cidade Limpa, uma ação voltada para a melhoria da infraestrutura urbana da cidade que, até o momento, já recolheu mais de 33 mil toneladas de entulhos, além da limpeza de mais de 8.300 metros de canais, 111 bocas de lobo, e mais de 168.800 metros de ruas, vem se mostrando efetiva nesses primeiros dois meses de gestão.
Porém, para a operação ter sucesso, é essencial o apoio de toda a população, evitando o descarte irregular de lixo, a exemplo do que foi flagrado pela equipe da Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb) no início desta semana, na rua São Paulo, esquina com a avenida Campos Sales, no bairro Areal, em que caixas de pizzas, garrafas, papeis e outros entulhos foram depositados de forma irregular no local
A Prefeitura orienta a população para não jogar lixo em terrenos baldios, calçadas, ruas ou avenidas. Vale lembrar que o descarte irregular contribui para as enchentes, além de atrair doenças e insetos, ocasionando danos ao meio ambiente e à saúde de toda a população.
“Conforme a Lei Nº 873, de 16 de dezembro de 2021, que é o nosso Código de Posturas Urbanas, depositar resíduos sólidos, detritos, animais mortos, materiais de construção, entulhos, mobiliário usado, folhagem, materiais oriundos de poda, resíduos de limpeza de fossas, ou de poços, absorvente, óleo, gordura, graxa, tintas, ou qualquer material ou sobras na calçada ou leito de vias e logradouros públicos, praça, jardins ou qualquer terreno, constitui infração grave nível I”, alertou o titular da Semusb, Giovanni Marini.
Quem não se conscientizar e continuar insensível aos apelos da Prefeitura para não fazer descarte irregular, poderá sentir o efeito no próprio bolso. O diretor de Posturas Urbanas, Gilbson Morais, explica que a penalidade vai desde uma multa simples até uma remoção, reparação, reposição ou reconstituição.
Giovanni Marini ressalta que a Prefeitura, por meio de uma força tarefa que envolve várias secretarias, não somente está limpando a cidade, mas também está intensificando as fiscalizações com objetivo de notificar e autuar os infratores.
“Nosso principal intuito não é multar, mas sendo necessário, assim o faremos”, enfatizou, acrescentando que todos devem fazer sua parte para manter a cidade limpa, longe de alagações e doenças.
CONSEQUÊNCIAS
Jogado de maneira inadequada, como em ruas, córregos ou áreas de preservação, o lixo pode causar uma série de consequências graves. O que não é biodegradável, como plásticos, por exemplo, demora anos para se decompor, prejudicando a fauna e flora local.
O descarte incorreto também favorece o aumento de doenças
Além disso, animais podem ingerir resíduos, o que leva à morte de diversas espécies, e os resíduos tóxicos podem contaminar solos, lençóis freáticos e fontes de água, entre outros.
O descarte incorreto também favorece o aumento de doenças, como a dengue, devido ao acúmulo de água em objetos descartados, a proliferação de ratos e insetos.
Desta forma, os ambientes urbanos ficam cada vez mais insalubres, com menos qualidade de vida, maiores custos para a saúde pública e o meio ambiente. “Por isso é vital que cada pessoa compreenda seu papel no cuidado com o planeta, separando corretamente os resíduos e destinando-os adequadamente”, finalizou o titular da Semusb.
CANAIS DE DENÚNCIA
De acordo com a Semusb, a população tem um papel fundamental nesse processo e as denúncias podem ser feitas pelo número (69) 98473–2922, ou ainda pelo e-mail [email protected].
