
Publicada em 24/02/2025 às 14h41
O projeto do governo de Rondônia Voar, reconhecido por sua contribuição social ao oferecer atividades esportivas para crianças e adolescentes, está com inscrições abertas para novas turmas em 2025. Atendendo jovens de 9 a 15 anos, oferece aulas gratuitas de natação e jiu-jitsu, além de fornecer todo o material esportivo necessário para a prática das modalidades. As inscrições acontecem de 17 a 28 de fevereiro, das 8h às 13h, na sede da Gerência de Aviação do Estado (Gave), localizada na Avenida Amazonas, nº 8.371, Bairro Escola de Polícia, em Porto Velho.
O projeto, executado pela Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), disponibilizará 50 vagas para as aulas de natação e 75 para as aulas de jiu-jitsu. Os treinos ocorrerão três vezes por semana, às segundas, quartas e sextas-feiras, com início previsto para o dia 17 de março de 2025.
Para realizar a inscrição, é necessário apresentar cópia dos seguintes documentos:
Certidão de Nascimento da criança, comprovando a idade entre 9 e 15 anos;
Declaração de matrícula em escola pública (municipal ou estadual) para o ano de 2025;
Comprovante do Cadastro Único (CadÚnico), emitido pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras);
Registro Geral (RG) da mãe, pai ou responsável legal; e
Comprovante de endereço.
O sorteio das vagas será realizado ao vivo pelo Instagram oficial do projeto (@projetovoar1), conforme datas:
NATAÇÃO: 6/3/2025, às 9h;
JIU-JITSU: 7/3/2025, às 9h.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o projeto é fundamental para promover a prática esportiva e contribuir na formação de cidadãos, oferecendo oportunidades de crescimento e inclusão. “O Voar promove a inclusão social e estimula a prática de atividades, com o intuito de assegurar o acesso à educação e ao esporte. Além de garantir o acesso e participação, a iniciativa fortalece o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes”, evidenciou.
A coordenadora do projeto, Natalie Pinheiro, reforça o impacto das atividades esportivas para as crianças e adolescentes. “Mais do que esporte, o projeto Voar representa disciplina, foco e transformação social. Estamos muito felizes em abrir novas vagas e dar continuidade a esse trabalho tão especial.”
BENEFÍCIOS
O secretário da Sesdec, Felipe Bernardo Vital, ressaltou os benefícios do programa. “O esporte é uma ferramenta essencial na prevenção à violência. O projeto Voar fortalece nossos jovens, promove saúde, disciplina e um futuro mais promissor.”
