![Reunião do Comitê do Cacau Amazônico reabre atividade para 2025 para impulsionar desenvolvimento no setor](/uploads/j0wqrk0pnchq6q8.jpg)
Publicada em 10/02/2025 às 16h06
O governo de Rondônia tem desempenhado função fundamental na formulação de políticas públicas e planejamento estratégico voltado ao fortalecimento da produção de cacau no estado, através da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog). A pasta participa do Comitê do Cacau Amazônico responsável pelo setor, atuando no apoio técnico para captação de recursos que possam impulsionar o desenvolvimento sustentável da cacauicultura no estado, que, em reunião online realizada nesta segunda-feira (10), reabriu as atividades de 2025.
Também integram o Comitê do Cacau Amazônico, a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec) e Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa (Fapero).
Segundo a diretora-executiva de Gestão Estratégica e Política Pública da Sepog, Letícia Batista, as ações do Comitê do Cacau Amazônico vem de encontro aos programas de agricultura sustentável na pauta do governo para que o estado tenha políticas efetivas voltadas ao produtor rural.
CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL
O governo de Rondônia tem cada vez mais evidenciado o empenho com o crescimento sustentável e o fortalecimento da economia local, especialmente no setor agrícola. Um dos exemplos mais notáveis desse esforço é o suporte contínuo aos produtores de cacau amazônico, com ações que abrangem desde a distribuição de mudas, o plantio, até a defesa contra pragas como a monilíase, que ameaçam a produção.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da economia agrícola, especialmente na produção de cacau amazônico são essenciais. “Para incentivar o setor, diversas iniciativas vêm sendo implementadas pelo governo, e o suporte à comercialização tem sido fundamental, garantindo que os produtores tenham acesso a mercados justos e sustentáveis, a fim de fortalecer a economia local e promover o crescimento da cacauicultura na região”, ressaltou.
DESTAQUE NACIONAL
De acordo com a Sepog, Rondônia se destaca no cenário nacional pelo crescimento sustentável na agricultura. Nos últimos anos, o estado tem conquistado prêmios nacionais com as melhores amêndoas de cacau, produzidas no país. O destaque veio da captação de recursos por meio de emenda parlamentar, que viabilizou a criação da Escola do Chocolate no Instituto Federal de Rondônia (Ifro), em Ariquemes. A iniciativa objetiva qualificar a população, impulsionar o setor cacaueiro e agregar valor à produção local, consolidando Rondônia como referência na cadeia produtiva do cacau amazônico.
AÇÕES DE DESENVOLVIMENTO
O programa Rotas de Integração Nacional, vinculado ao Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), tem se consolidado como uma estratégia fundamental ao desenvolvimento regional de Rondônia. Focado em impulsionar a economia local e gerar novas oportunidades para os produtores, especialmente no setor cacaueiro com a implantação do Comitê do Cacau Amazônico, o programa tem obtido resultados expressivos. Conforme a Sepog, a iniciativa promove uma integração das ações de desenvolvimento, colocando Rondônia como exemplo nacional de crescimento sustentável no setor agrícola, com objetivo na valorização da produção de cacau e no fortalecimento das cadeias produtivas.
![Imprimir](/img/core-img/impressao.png)