
Publicada em 21/02/2025 às 09h20
A deputada federal Sílvia Cristina criticou duramente a decisão do governo federal de suspender as linhas de crédito rural do plano safra 2024/2025, afetando diretamente o setor produtivo, prejudicando quem produz o alimento que chega às mesas dos brasileiros e trazendo como resultado a alta dos preços dos produtos.
“A suspensão das linhas de crédito rural do plano safra 2024/2025, é um desrespeito com os responsáveis em colocar o alimento na mesa de cada brasileiro. Em Rondônia, a medida causa ainda mais prejuízos e a nossa preocupação é tamanha, pois vem do campo o que gera a maior economia do nosso estado. A decisão do governo federal é um retrocesso e muito prejudicial para o país”, disse a deputada.
Integrante da Frente Parlamentar da Agricultura (FPA) e da Comissão de Agricultura da Câmara Federal, Sílvia Cristina reforçou que “o setor produtivo tem o meu compromisso de continuar lutando em defesa das políticas públicas para restabelecer o crédito rural e estar sempre em defesa do homem e da mulher do campo. O crédito, que já não contempla toda a necessidade do setor, foi retirado totalmente, num ato irresponsável do governo federal que não vamos aceitar”.
Conforme nota divulgada pela FPA, o setor privado já aporta R$ 1 trilhão para financiamento da safra. “Essa decisão em suspender o crédito rural tem ainda um efeito danoso na taxa Selic (de juros), que saiu de 10,50% em julho de 2024 para 13,25% neste começo de ano. “É uma política desastrosa e um total desrespeito do governo federal, desvalorizando a nossa moeda e colocando para baixo a economia nacional, afetando a toda a sociedade”, finalizou a deputada.
