
Publicada em 28/02/2025 às 15h22
O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) lançou um dashboard interativo para a gestão de contratos administrativos. A ferramenta visa aumentar a transparência, eficiência e governança pública na instituição, e também facilitar o controle dos gastos públicos, simplificar a tomada de decisões e garantir o cumprimento da Lei nº 14.133/2021, que regula as contratações públicas.
Idealizado pelo presidente do TRT-14, desembargador Ilson Alves Pequeno Júnior, a partir do projeto Escuta Ativa, a ideia estimulou a Diretoria-Geral a buscar melhorias na gestão do Tribunal. A ferramenta foi desenvolvida pela Secretaria Administrativa, com apoio da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic). Utilizando a tecnologia Power BI, o dashboard centraliza informações sobre valores, prazos e responsáveis pela gestão e fiscalização dos contratos.
Segundo o desembargador Ilson Pequeno, a implementação do dashboard reflete a necessidade de modernização na gestão pública, utilizando tecnologia e inteligência de dados para garantir mais eficiência e transparência. “O desenvolvimento da ferramenta fortalece a governança do Tribunal e possibilita um controle social mais efetivo, permitindo que servidores(as), gestores(as) e cidadãos acompanhem, em tempo real, a execução dos contratos", destacou.
Transparência e eficiência na gestão contratual
O novo painel gerencial reúne informações do Portal da Transparência e permite análises em tempo real. Ele ajuda a identificar padrões de gastos, riscos contratuais e oportunidades de melhoria na administração dos recursos públicos. Entre os principais benefícios estão: o monitoramento contínuo da execução dos contratos, com maior controle sobre prazos e valores; a detecção de inconsistências e riscos, permitindo ações corretivas mais ágeis; facilidade na prestação de contas e atendimento a auditorias internas e externas; e tomada de decisão baseada em dados.
Para o Diretor-Geral, Frank Luz, a iniciativa reforça o compromisso do TRT-14 com a economia e a responsabilidade fiscal. “A ferramenta alinha-se com as diretrizes de efetividade administrativa, buscando melhorar a gestão pública por meio da inovação e do diálogo com a sociedade.
O dashboard já está disponível para uso interno. No futuro, ele poderá ser integrado a outras plataformas institucionais, ampliando o acesso e a participação cidadã no controle da gestão pública.
