![Vereadores extrapolam obrigações, colega de lição da lição de conhecimento da função do legislador, trânsito da Capital terá mais sete rotatórias](/uploads/z9080t30iq89bkj.png)
Publicada em 12/02/2025 às 14h00
Vereadores – Na sessão ordinária de terça-feira (11) da Câmara Municipal de Porto Velho, vereadores criticaram o secretário adjunto de Educação (Semed), Walter Nascimento, alegando que ele estaria “perseguindo diretores de escola que não apoiaram o prefeito Leo Moraes (Podemos), nas eleições de outubro de 2024. Após criticarem Nascimento na tribuna da Casa de Leis, os vereadores (Breno Mendes-Avante e Fernando Silva-Republicanos) os “nobres pares” pediram a exoneração do secretário adjunto, que está no cargo há pouco mais de um mês. No mínimo é uma tentativa de interferência de representantes de o Legislativo no Executivo.
Vereadores – Destaque para o pronunciamento da vereadora Sofia Andrade (PL), que deu ampla aula sobre as reais funções do legislador municipal (legislar, ou seja, propor leis; fiscalizar o trabalho do Executivo, administrar e julgar agentes públicos em casos de quabra de decoro parlamentar e infração político-administrativa, interligar povo e governo, ouvindo eleitores propondo e aprovando pedidos na Câmara Municipal, dentre outras atribuições). Nada que interfira no Poder Executivo. Ela disse que “jamais devemos interferir na soberania do mandato do prefeito, seja ele quem for”. Também alertou, que “nós não devemos se intrometer em algo que não compete ao mandato do vereador”. Seria importante que a vereadora Sofia promovesse um debate interno com os demais vereadores, para discutir as reais funções de os representantes do “Parlamento Mirim”, pois ela tem muito a apresentar aos seus “nobres pares”, que estão com excesso de “otoridade”.
Assembleias – A Assembleia Legislativa (Ale) foi uma das primeiras do Brasil e realizar sessões itinerantes pelo interior do Estado. O ex-presidente da Ale-RO, Natanael Silva foi quem realizou a primeira Itinerante, que ocorreu em Guajará-Mirim, no salão da Igreja Católica. Os demais presidentes também realizaram sessões itinerantes, onde o povo do interior participava das sessões do Legislativo Estadual de forma efetiva, pois tinha a oportunidade de conhecer o funcionamento do Parlamento e como são constituídas (com discussão e aprovação) as Leis e os demais trabalhos dos deputados de forma presencial. Normalmente a Escola do Legislativo marcava presença com uma semana de antecedência levando seus instrutores e disponibilizando diversos cursos, como Datilografia e Informática, os mais procurados, inclusive tinha até Artesanato.
Itinerantes – No Paraná as Assembleias Itinerantes continuam sendo realizadas com regularidade, inclusive, marcando presença no Show Rural Coopavel, que está sendo realizado esta semana em Cascavel, Oeste do Paraná, um dos eventos do gênero mais importantes do Brasil. O novo presidente da Mesa Diretora da Ale-RO, deputado Alex Redano (Republicanos-Ariquemes, poderia reativar as Sessões Itinerantes, levando a Casa do Povo de encontro ao povo, não somente para entrega de medalhas e títulos honoríficos, mas com demandas voltadas para a região, para serem discutidas, votadas e aprovadas, ou não, pelos parlamentares. É uma maneira de o povo, que é quem vota e escolhe seus governantes, saiba como funciona o Poder Legislativo e conheça pessoalmente seus líderes políticos.
Rotatórias – Porto Velho deverá ter mais sete rotatórias em breve. Os estudos para a primeira fase do projeto tiveram início na última semana pela Diretoria Técnica de Engenharia de Tráfego (Ditet), do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). A princípio as rotatórias serão na Rua Mané Garrincha com Avenida Rio Janeiro,
Rua Mané Garrincha com Avenida Raimundo Cantuária, Avenida José Vieira Caúla com Avenida Mamoré, Avenida Lauro Sodré com Avenida dos Imigrantes, Avenida Rio de Janeiro com Rua Buenos Aires e Rua das Araras com Rua Açaí, Rua Décima Avenida com Avenida Tiradentes (Estrada da Penal). O trânsito de Porto Velho é confuso, violento, desorganizado e precisa de ações mais efetivas na fiscalização e orientação.
Respigo
Interessante a decisão de o Detran-RO de optar por rotatórias em cruzamentos de maior movimento. Não sabemos que a decisão é das mais acertadas, pois na rotatória das avenidas Jorge Teixeira (BR 319) e Imigrantes, por exemplo, o trânsito no local em horários de pico é bem complicado +++ Semáforos sincronizados (nem sempre), como na Avenida Rio Madeira (Chiquilito Erse) acreditamos, que funcionariam melhor. Ao longo da Chiquilito Erse temos semáforos de três e quatro tempos, mas, quando sincronizados funcionam muito bem fluindo o trânsito com segurança+++ O problema maior do tráfego da Capital de Rondônia precisa de fiscalização mais rígida com motoristas e motoqueiros irresponsáveis, que abusam da velocidade, não respeitam semáforos, estacionam em filas duplas, triplas. É preciso mais –e melhor – fiscalização, além de orientação com um efetivo de Agentes de Trânsito maior e mais bem preparado +++ Hoje (12), a partir das 15h temos sessão extraordinária da Assembleia Legislativa. Na pauta vetos do Governo do Estado que serão analisados e votados pelos deputados, além de outros assuntos de interesse da população.
![Imprimir](/img/core-img/impressao.png)