
Publicada em 26/03/2025 às 15h04
A cantora Claudia Leitte utilizou suas redes sociais nesta terça-feira (25) para falar abertamente sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e o preconceito que ainda enfrenta por conta da condição. Nos stories de seu perfil no Instagram, ela compartilhou reflexões e vivências pessoais relacionadas ao diagnóstico. Com informações do BNEWS..
Claudia criticou a forma como o transtorno é rotulado e mal compreendido.
“Transtorno é uma palavra horrorosa. Déficit de atenção é tipo assim, a pessoa não liga para o que de fato é importante. Facilmente pode ser confundido com alguém egocêntrico, egoísta, ou um vagabundo que não quer fazer as coisas que precisam ser feitas”, desabafou.
Ela também rebateu um dos estigmas mais comuns sobre o TDAH: a ideia de que ele pode ser adquirido por fatores externos.
“A pessoa não adquire TDAH, ela tem TDAH, ela nasce TDAH. Apesar de as pessoas falarem como se fosse algo banal, ou causado pelo uso excessivo de telas, isso não é verdade”, afirmou.
A artista reforçou que o transtorno pode impactar a vida de forma significativa quando não tratado adequadamente.
“Não é divertido quando não se tem tratamento adequado. E eu não vou entrar muito nos por menores, porque a gente está falando do indivíduo TDAH. A manifestação desse comportamento é pessoal e intransferível”, completou.
Claudia encerrou sua fala com uma mensagem de empoderamento e superação.
“Quando um TDAH descobre quem ele é, e ele tem consciência de que o propósito está conectado com o outro, ele transforma essa neurodivergência. Ele consegue mudar o mundo ao seu redor”, concluiu.
Claudia Leitte expõe diagnóstico e fala sobre preconceito com transtorno mental: ‘confundido com um vagabundo’ pic.twitter.com/bPmrEfViaL— bnewsvideos (@bnewsvideos) March 26, 2025