
Publicada em 29/03/2025 às 11h00
A Assembleia Legislativa (Ale) estará reunida na segunda-feira (31), a partir das 9h, extraordinariamente, para sessão solene de entrega de título de cidadania de Rondônia para a empresária Nair Gurgacz, esposa do empresário Assis Gurgacz, pioneiros e responsáveis por parte significativa da colonização do Estado. A concessão do título, proposta pelo deputado Luizinho Goebel (PSC-Vilhena) foi aprovada por unanimidade pelos demais parlamentares.
Além da Empresa Eucatur, de transporte de passageiros, hoje também de cargas, a Família Gurgacz foi quem trouxe na época da colonização do Estado boa parte dos pioneiros que aceitaram o desafio de colonização do Governo Federal da época. Dirigindo seu ônibus, o pioneiro Assis Gurgacz enfrentava as dificuldades da época, quando a BR 364 não oferecia as mínimas condições de tráfego, principalmente no período de Inverno Amazônico (chuvas durante meses).
Ao volante do seu ônibus, o Sr. Assis, sempre com o apoio da companheira Nair e do filho mais velho, na época um Piá, como o povo sulista chama os adolescentes, Acir enfrentavam os cerca de 3 mil quilômetros de estrada do Oeste do Paraná (Cascavel) a Rondônia.
Com o passar do tempo Rondônia foi se solidificando econômica, financeira e socialmente e, há pouco mais de 40 anos o Estado foi emancipado. Com clima diferenciado, quente e somente duas estações climáticas, como o Inverno Amazônico (chuvas durante meses) a o atual, que irá até maio próximo, o Verão (seca durante meses), Rondônia está entre os cinco maiores produtores de gado de corte do Brasil e na dianteira de área livre de vacinação sem febre aftosa. Boa parte é exportada para outros estados e países, mas o Estado também é destaque na produção de café (quantidade e qualidade), mais de 2 milhões de toneladas de soja na safra 2023/24, e entre os grandes produtores de milho do Brasil.
A Rondônia de hoje, moderna e em crescente desenvolvimento em todos os setores, uma das poucas fronteiras econômicas do País, se não a única, tem muito a ver com a Família Gurgacz. Acir, filho do casal Nair/Assis que acompanha a mãe e o pai desde pequeno, já foi prefeito de Ji-Paraná e senador da República em dois mandatos seguidos. Airton, irmão de Assis foi vice-governador e deputado estadual.
A história da Família Gurgacz em Rondônia daria para escrever mais de um livro. Não há como citar Rondônia sem os Gurgacz, que também marca presença no Estado com a Rede TV!, com emissoras em todo o Estado, os jornais “Diário da Amazônia”, além de uma cadeia de rádios espalhadas pela capital e interior do Estado.
A homenagem prestada pelo deputado Luizinho Goebel e os demais deputados com o título de cidadania à Dona Nair é reconhecimento da importância da Família Gurgacz para Rondônia, inclusive empregando milhares de pessoas em suas diversas empresas.