
Publicada em 26/03/2025 às 14h00
Eleições 2026 – As Eleições 2026, que reelegerão e elegerão presidente da República governadores e respectivos vices; duas das três vagas ao Senado de cada Estado e Distrito Federal, além de Câmara Federal e Assembleias Legislativas mobilizam lideranças partidárias, que se organizam para enfrentarem as urnas em outubro do próximo ano. Nomes em condições de disputar os cargos são comentados nos bastidores, aos cargos de governador, vice, senador e deputados (federal e estadual), Um deles da ex-deputada federal Mariana Carvalho, filiada ao União, por enquanto, que foi derrotada nas eleições a prefeito de Porto Velho em outubro último, no segundo turno, quando era apontada como favorita, pelo também ex-deputado (federal e estadual) e, a exemplo de Mariana, ex-vereador em Porto Velho, Leo Moraes, presidente e regional do Podemos.
Eleições 2026 II – Mariana Carvalho já foi derrotada duas vezes na disputa pela Prefeitura de Porto Velho. Em 2016, pelo PSDB, partido que ela já presidiu no Estado, quando não conseguiu chegar ao segundo turno. O vitorioso foi o candidato do PSB, médico Mauro Nazif. Nas eleições de outubro último venceu o primeiro turno com mais de 111mil votos válidos, mas Leo Moraes é o prefeito. Densidade eleitoral em Porto Velho, Mariana tem. No interior também é conhecida, pois disputou as eleições ao Senado com Jaime Bagattoli (PL) em 2022, quando esteve em disputa uma das três cadeiras. Bagattoli se elegeu com 293.488 votos (35.80%) e Mariana ficou na segunda colocação com 263.559 votos (32,15%). Pouco mais de 29 mil votos de diferença. Caso consiga ajustar um bom vice do interior será nome em potencial para a sucessão estadual em 2026. Quem viver verá...
Eleições 2026 III – A escolha do futuro governador nas eleições do próximo ano aquece o cenário político regional, mesmo a 18 meses das eleições. E quem tinha dúvidas sobre o futuro político do senador Marcos Rogério, que preside o PL em Rondônia não tem mais, pois em entrevista ao jornalista Robson Oliveira, que foi manchete do RONDONIA DINÂMICA, Rogério adiantou que é pré-candidato a governador em 2026 e que não cometerá mais erros como em 2022, quando chegou ao segundo turno na condição de favorito, contra Marcos Rocha (União), que se reelegeu. Admitiu que faltou maturidade, traquejo, habilidade. Se conseguir formatar um vice “bom de voto” na Capital será um candidato com muitas chances de ser o futuro governador. Talvez até uma composição com Mariana Carvalho. Política como já dizia o saudoso ex-governador de Minas Gerais, Magalhães Pinto: “é como nuvem. Você olha e ela está de um jeito. Olha de novo e ela já mudou”.
Mulheres – No sábado (29) a presidente regional do PP, deputada federal Sílvia Cristina, que dirige o Movimento Mulheres Progressistas (MMP) de Rondônia, estará comandando o encontro Mulheres que Transformam, no Spasso Multieventos em Porto Velho, a partir das 19h. A finalidade é de fortalecer a presença feminina na política e homenagear mulheres com trajetórias inspiradoras. A presidente nacional do MMP, Iracema Portela marcará presença assim como caravanas femininas da capital e interior. “Todas as mulheres estão convidadas para este grande evento que vai fortalecer a importância da participação feminina na política, mas também iremos homenagear mulheres que têm uma atuação inspiradora, atuando em diversas áreas da sociedade”, argumentou Sílvia Cristina.
Machão – A agressão de um vereador de São Francisco do Guaporé, empresário à ex-esposa é mais uma ação solerte de violência contra a mulher. Ato condenável de um “machão”, que por ser uma “otoridade” acha que pode usar da força física, além de agressões verbais, como se pode constatar no vídeo que circula pela internet. Felizmente ele foi preso, e, com ele, uma arma de fogo sem o devido registro. É lamentável que agressões às mulheres em Rondônia continuem sendo inúmeras e crescentes. Felizmente a mulher que sofreu agressões do vereador-machão, o denunciou e ele pode ser preso, mas a maioria que sofre agressões, não busca apoio policial-judicial e os marginais como a “otoridade” de São Francisco do Guaporé acaba ficando impune. Hoje são muitos os “homens”, que não honram as barbas que têm...
Respigo
O nível do Rio Madeira em Porto Velho atingiu 16,43 metros segundo dados do Serviço Geológico do Brasil. O prefeito Leo Moraes (Podemos) decretou Estado de Emergência, porque o nível está a meio metro da cota de inundação +++ O Governo do Estado também está atendendo parte da população ribeirinha, que está tendo problemas com o nível do Madeirão. Água, cestas básicas, assistência médica, estão sendo levadas ao povo ribeirinho +++ A goleada (4x1) da Argentina sobre a Seleção Brasileira, na terça-feira (25), não foi surpresa a quem acompanha e gosta de futebol. A “Selecinha” do Dorival Júnior, composta de jogadores, a maioria meia-boca, que os empresários distribuem pelo mundo como se fossem craques +++ O Brasil é o quinto na classificação geral e enfrentará em junho (5) contra o Equador (jogo de ida) e dia 10, o de volta no Brasil +++ Somente um empresário tem 9 jogadores da seleção sob sua responsabilidade. Triste situação do time canarinho, que já foi o melhor do mundo +++ Repercutiu de forma ampla parte do discurso do governador Marcos Rocha (União) na solenidade em que ele recebeu o título de cidadania de Rondônia, na segunda-feira (24) na Assembleia Legislativa (Ale). Segundo Rocha, o Estado estava empenhado em comprar um hospital em Porto Velho e, na primeira negociação o valor era de R$ 80 milhões, na segunda, R$ 100 milhões +++ Abortou a compra. Argumentou que o preço seria o equivalente a um novo, moderno e funcional hospital de urgência e emergência, que ele irá iniciar em breve.
