
Publicada em 26/03/2025 às 14h24
A Prefeitura de Ji-Paraná já realizou duas reuniões preparatórias para realizar a Conferência das Cidades. A iniciativa abre o processo de construção da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU), que reúne representantes do poder público e sociedade civil, é uma iniciativa do Ministério das Cidades.
Em Ji-Paraná, foram mobilizados representantes dos diversos segmentos da sociedade para compor a comissão organizadora. As reuniões ocorreram nos dias 12, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e 24 de março, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ji-Paraná.
De acordo com o consultor da Secretaria Municipal de Planejamento (Semplan), Marcelo Aparecido de Oliveira, com a prorrogação do prazo de realização das conferências municipais para 30 de junho de 2025, a comissão também adiou o evento para o mês de junho, para ter mais tempo para organizar o evento.
Segundo ele, as propostas seguirão a temática: “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”. O município deverá debater os desafios em nível local, eleger as prioridades e submeter as propostas para a Conferência Estadual, com os delegados eleitos.
“As propostas desenvolvidas nos municípios serão levadas para o evento estadual que, por sua vez, elegerá as propostas que serão levadas para a Conferência Nacional. Na realização das conferências, que devem ser abertas à população, serão eleitos os delegados que serão os representantes, junto aos eventos das esferas superiores, que apresentarão as propostas e terão direito a voto”, explicou.
A Comissão Organizadora deve ser composta por representantes de gestores; administradores públicos e legislativos (federais, estaduais, municipais e distritais); movimentos populares, trabalhadores, por suas entidades sindicais; empresários relacionados à produção e ao financiamento do desenvolvimento urbano; entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa e conselhos profissionais e organizações não-governamentais.