
Publicada em 08/04/2025 às 15h38
Pesquisas de opinião realizadas após o anúncio das "tarifas reciprocas" feito por Donald Trump mostram um aumento da desaprovação do presidente dos EUA.
Três intitutos de pesquisa colheram opiniões de eleitores americanos após a apresentação do tarifaço, na última quarta-feira (2), segundo o monitoramento do estatístico Nate Silver.
Segundo os dados da Navigator Research, divulgados nesta terça-feira (8), 44% dos eleitores registrados aprovam a gestão de Trump, enquanto 53% desaprovam.
Já segundo a Morning Consult, a aprovação caiu para 46%, enquanto a desaprovação está em 52%, o maior patamar registrado pelo instituto desde que Trump retornou à Casa Branca, em janeiro.
Por fim, a Rasmussen, que realiza um monitoramento diário da popularidade do presidente, mostra uma desaprovação de 51% (três pontos percentuais acima do indicado no último dia 2), com a aprovação em 47% (três pontos percentuais abaixo da mesma data).
O desempenho se reflete na média das pesquisas compilada por Silver em sua newsletter, a "Silver Bulletin".
O índice de Silver mostra a desaprovação de Trump em 50,1%, igualando a máxima de seu segundo mandato, registrado em 2 de abril. A aprovação está no patamar mínimo desde a sua segunda posse, em 46,3%.
"Uma taxa de aprovação líquida de -3,8 pontos percentuais não é ótima. Mas se outras pesquisas pós-tarifaço vierem semelhantes ao que vimos até agora, só vai piorar daqui para frente", diz Eli McKown Dawson, analista que trabalha com Silver.
