
Publicada em 08/04/2025 às 16h05
Encerrando o mês de março, período em que celebramos a força, a luta e as conquistas das mulheres, nossa equipe de jornalismo traz mais uma história inspiradora de uma mulher que deixou e ainda deixa sua marca na história de Espigão do Oeste: Cleane Rodrigues Ricardo.
Com 59 anos, natural de Brasília, Cleane é filha de Pedro Rodrigues do Rosário e Jaciyra Ricardo do Rosário. Mãe de Jeferson e avó de três netos, carrega consigo uma trajetória marcada pelo amor ao próximo, pela dedicação ao serviço público e, principalmente, pelo voluntariado, que se tornou o seu maior legado.
Chegou a Rondônia na década de 80 e logo ingressou na administração pública municipal, onde atua até hoje, somando 42 anos de serviço público. “Não tenho planos de me aposentar, adoro o que faço”, afirma Cleane, que também deixou sua marca em órgãos como a EMATER e o DETRAN.
Sua história se confunde com a de várias entidades que lutam por causas sociais no município. Desde 1992 faz parte da Diretoria da APAE de Espigão do Oeste, onde contribui para oferecer atendimento de qualidade e humanizado às pessoas com deficiência. No voluntariado, sua atuação também marcou o processo eleitoral do município, participando de eleições históricas, como as de Reginaldo, Arlindo Dettmann, Professora Lúcia Tereza e Weliton. Ela relembra com carinho as viagens para a região de Pacarana, feitas a cavalo, para realizar o cadastramento de eleitores.
Sua voz e sua presença se tornaram tradição em eventos oficiais e particulares, atuando como mestre de cerimônias em casamentos, formaturas e na posse de prefeitos e vereadores. Uma de suas maiores contribuições foi ajudar a regravar o Hino de Espigão do Oeste, eternizando a canção de Wartencil Torquete e José Brandão da Silva.
“Em 2002, Cleane também brilhou no rádio ao apresentar por cinco anos o programa Variedades na Rádio Romiporã, valorizando a música brasileira e os novos talentos. Até hoje, faz participações no programa Rancho do Cabeção”
Entre 2009 e 2012, foi eleita vereadora pelo PMDB, com 508 votos, defendendo com garra as causas dos idosos e dos pacientes com câncer. Participou ativamente do projeto que uniu Espigão do Oeste e Vila Pavão-ES como cidades-irmãs, reforçando os laços culturais entre as comunidades pomeranas.
Uma das fundadoras do GAPC – Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer, Cleane ajudou a trazer a carreta oncológica para Espigão, beneficiando mais de 200 mulheres a cada visita. Também esteve à frente de 12 leilões beneficentes em prol do Hospital de Amor, além de projetos como Força na Peruca e o Lacre e Tampinhas, sempre pensando naqueles que mais precisam.
“Sua ligação com o Asilo São Vicente de Paula também é motivo de orgulho. “Temos que pensar nos experientes, nos idosos. Eles doaram a vida pela família”
Em 2019, Cleane travou sua batalha mais difícil: um câncer no palato e garganta. Foram dois anos de tratamento, com 36 sessões de radioterapia e uso de sonda, mas ela venceu. Hoje, curada, compartilha sua história como inspiração de fé e superação. Mesmo com tantas responsabilidades, Cleane ainda encontra tempo para o artesanato e para cuidar do pai, que aos 92 anos continua lúcido e com saúde.
Cleane encerra dizendo o que todos que a conhecem sabem: “Amo Espigão do Oeste, a cidade mais solidária que conheço. Não me vejo morando em outro lugar. Gratidão sempre.” Uma história de amor, luta e dedicação, que fecha com chave de ouro o mês de março e nos lembra da força das mulheres que fazem a diferença em Espigão do Oeste.
