
Publicada em 07/04/2025 às 14h32
Porto Velho, RO – O senador Confúcio Moura (MDB-RO) publicou no último domingo (6) em seu blog pessoal um relato sobre sua primeira campanha ao governo de Rondônia, revelando um episódio envolvendo violência e destruição de equipamento fotográfico. Segundo o parlamentar, durante um evento realizado no bairro Apoio Social, em Ariquemes, seus apoiadores agrediram um homem suspeito de registrar imagens de um café da manhã promovido pela equipe, potencialmente caracterizado como irregularidade eleitoral.
No texto intitulado "Primeira campanha para Governador", Moura admite que não havia controle sobre as ações de todos os aliados à época e descreve o episódio como um dos que quase o colocaram “em apuros” com a Justiça Eleitoral. “Não sei quem foi o filho de Deus que arrumou um baita café da manhã, numa mesa enorme, no Bairro Apoio Social em Ariquemes”, escreveu, destacando que esse tipo de distribuição de alimentos durante campanha é vedada pela legislação eleitoral.
Ainda de acordo com o relato, um homem que não pertencia ao grupo de apoiadores foi flagrado tentando registrar o evento. “Foi aí que apareceu um camarada estranho ao nosso grupo, com máquina fotográfica camuflada, tirando fotos do nosso café da manhã com eleitores do bairro”, afirmou.
Segundo o senador, a reação partiu de um de seus apoiadores, identificado apenas como Lucindo, que teria liderado a abordagem ao suposto fotógrafo. Moura narra os acontecimentos que se seguiram: “Lucindo, com seu faro de detetive, logo desconfiou do intruso e se juntou com outros. Deu um apuro daqueles. O cara desconversou, gaguejou, levou uns tapas e teve a máquina apreendida e quebrada”.
O senador não menciona, no texto, se houve alguma consequência legal para os envolvidos na agressão nem se o episódio foi comunicado às autoridades eleitorais ou policiais. Ele também não detalha se o fotógrafo era, de fato, um fiscal credenciado ou adversário político. Não há menção a investigações ou desdobramentos posteriores.
A publicação integra uma série de memórias escritas por Moura e publicadas em seu blog, onde o parlamentar costuma compartilhar bastidores de sua trajetória política. Ao narrar o episódio, ele contextualiza que “em campanha acontece de tudo” e reforça que, muitas vezes, os candidatos não têm controle total sobre as ações de seus aliados.