
Publicada em 02/04/2025 às 14h10
Aleluia – Após mais de dois meses sem o titular da Casa Civil do Governo do Estado, o governador Marcos Rocha (União), enfim, nomeou o novo secretário, sem novidades, porque desde a demissão de Júnior Gonçalves, no dia 10 de fevereiro, que circulavam comentários diversos sobre quem seria o novo titular da pasta, politicamente, mais importante da administração pública estadual. Elias Rezende, que respondia pela Secretaria de Estado de Obras, pela sua proximidade com Rocha era sempre citado como o provável chefe da Casa Civil e, sua nomeação foi publicada no Diário Oficial-DO, edição de terça-feira (2). Assim acabaram as especulações e, Rezende é o elo político do Governo do Estado com os demais Poderes (Legislativo e Judiciário), além de cuidar das ações políticas de Rondônia.
Confiança – O novo titular da pasta mais importante do Governo do Estado, a Casa Civil é pessoa de extrema confiança do governador Marcos Rocha. Desde a primeira eleição, quando Rocha enfrentou as urnas e venceu no segundo turno o ex-senador Expedito Júnior, considerado favorito, que Rezende é parceiro permanente do governador. Assim como na reeleição, em 2022, quando Rocha venceu Marcos Rogério (|PL) com menos de 5% dos votos válidos, Rezende sempre esteve em na linha de frente da campanha vencedora. Com Rezende na Casa Civil, Rocha terá muito mais participação da movimentação política em todos os segmentos. Quem conhece o relacionamento de amizade de Rocha e Rezende sabe do compromisso político entre ambos.
Secretariado – As mudanças na equipe do governador Rocha não ficarão somente nas mais recentes, como a ida de Valteir Queiroz (ex-prefeito de Candeias do Jamari), e Isaú Fonseca (ex-prefeito de Ji-Paraná). A nomeação de Rezende para a Casa Civil é o início de um processo de remodelação administrativa, que será notado nos próximos meses. Até o recesso parlamentar de julho próximo, teremos mais mudanças no grupo administrativo de Rocha. Inclusive a chegada de mais um ex-prefeito, de enorme experiência político-administrativa, Carlos Magno, que já passou pela prefeitura de Ouro Preto do Oeste, Câmara Federal, Assembleia Legislativa e Casa Civil do ex-governador Ivo Cassol. Magno teria a responsabilidade de fortalecer a imagem de Marcos Rocha no interior, que está formatando uma candidatura ao Senado nas eleições de 2026. Quem viver verá...
Eucatur – Pioneira no transporte de desbravadores ao Estado oriundos do Oeste do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a Eucatur (Empresa União Cascavel de Transporte e Turismo) foi homenageada na Assembleia Legislativa (Ale), na segunda-feira (31), devido a passagem dos 61 anos (31 de março) em Rondônia, pelo seu mandatário maior, Assis Gurgacz, um dos pioneiros do Estado. Na mesma solenidade, receberam títulos de Cidadania Honorária as empresarias Nair Gurgacz, esposa de Assis, e Ana Maria Cardoso Gurgacz, diretora da Eucatur em Rondônia, e esposa do ex-senador Acir Gurgacz, que preside o PDT no Estado. O deputado estadual Jean Mendonça (PL-Pimenta Bueno), que integrou a Mesa de Honra da solenidade destacou a importância da família, “a base de tudo, um alicerce sólido”, além da coragem da Dona Nair e da Ana no desbravamento do Estado.
União – Hoje o União Brasil é presidido no Estado pelo deputado federal Maurício Carvalho, que assumiu recentemente a Comissão de Educação da Câmara Federal. Seu colega de bancada, Fernando Máximo, também do União formata uma candidatura ao Governo do Estado, para as Eleições 2026. Maurício deve buscar a reeleição, já Rocha, tem como planos futuros na política disputar uma das duas vagas ao Senado. Existe inclusive, a possibilidade de uma parceria entre o governador Marcos Rocha e Máximo. No caso de caminharem juntos Máximo seria o candidato a governador, Tudo são possibilidades, mas para isso, Rocha e Máximo teriam que assumir o comando do partido, missão que não parece das mais fáceis. Ou terão que buscar outra sigla de centro-direita.
Respigo
Como se previa, pouco ou quase nada se comenta, inclusive nas redes sociais, sobre a cassação do mandato do deputado federal Eurípedes Lebrão (União). Lebrão foi eleito com pouco mais de 12 mil votos em razão da legenda, e na contagem das sobras eleitorais +++ Junto com Lebrão estariam mais seis deputados federais. Estamos há quase trinta dias da decisão do STF e os parlamentares continuam no cargo +++ O governador Marcos Rocha participou da entrega do novo prédio do Corpo de Bombeiros de Pimenta Bueno. A entrega foi ontem (1º) e o deputado estadual Jean Mendonça (PL-Pimenta Bueno) participou da solenidade +++ O novo chefe da Casa Civil, Elias Rezende assumiu na terça-feira (1º) e demitiu inúmeros servidores (comissionados). Apesar de ser 1º de abril, Dia Mundial da Mentira, as demissões foram verdadeiras +++ Ato muito natural, pois é fundamental renovar o quadro de assessores. E a Casa Civil é fundamental para o bom funcionamento da “máquina” administrativa +++ Dois jogos importantes na noite de hoje pela Libertadores. Ambos os jogos com início previsto às 20h30: Talleres x São Paulo - 20h30, Universidad de Chile x Botafogo - 20h30.
