
Publicada em 03/04/2025 às 14h00
Raupp – A informação é do site “Extra de Rondônia”, com sede em Vilhena e dirigido pelo competente Orlando Caro Labajos. O ex (vereador e prefeito de Rolim de Moura, governador e senador) Valdir Raupp, deverá marcar presença nas eleições gerais (presidente da República, governadores e os vices; duas das três vagas ao Senado de cada Estado e do Distrito Federal, Câmara Federal e Assembleias Legislativas) de outubro do próximo ano. “Acredito que até final de abril tomaremos a decisão se iremos disputar a próxima eleição e a qual cargo e por qual partido”, adiantou Raupp ao site de notícias da Região do Conesul. Raupp, além dos cargos citados, também presidiu o MDB em Rondônia durante um longo período, o MDB em nível nacional como vice e presidente e inclusive, construiu a sede do partido em Porto Velho.
2026 – Como estamos no início do mês de abril, nas próximas três semanas teremos, publicamente, uma decisão de Raupp a respeito do seu futuro político. Sobre a sua liderança no segmento, em Rondônia e em nível nacional, não há o que discutir. Ele tem trânsito em Brasília e sabe os caminhos para poder dar o suporte político que Rondônia, um dos poucos Estados que mantém forte desenvolvimento econômico e social do País, necessita. Raupp não conseguiu se reeleger ao Senado em 2018, mas continua sendo uma liderança política respeitável e preocupada com Rondônia. Apesar de ter funções empresariais em Brasília, Raupp e sua esposa, a ex-deputada federal Marinha Raupp (cinco mandatos seguidos), muito fizeram por Rondônia e, ainda, poderão fazer. Caso concorra em 2026, como se prevê, Raupp disputa, uma das oito vagas à Câmara Federal e, provavelmente, não será pelo MDB.
Reeleição – Um dos desafios do deputado estadual Luizinho Goebel, nas eleições do próximo ano é conseguir mais uma reeleição. Pelos serviços prestados na maioria de os municípios do Estado, Goebel certamente não terá muitas dificuldades em se eleger para mais um mandato ao Parlamento Estadual. Reeleito para o quinto mandato consecutivo em 2022, Luizinho é o mais experiente parlamentar da Assembleia Legislativa e, provavelmente, esteja em outro partido político, não o Podemos, a que está filiado, hoje, nas eleições gerais do próximo ano. Luizinho foi Líder do Governo Marcos Rocha (União) na Assembleia Legislativa-Ale durante um bom período e tem forte liderança política na região do Cone Sul da BR 429.
Calçadão – Porto Velho, há tempos merece um Calçadão, local onde as pessoas se concentrariam para lazer e compras, como nas capitais e outras grandes cidades brasileiras. A principal avenida da cidade, a 7 de Setembro poderia ser adaptada para o Calçadão, desde o prédio do relógio, onde está instalada a prefeitura, até a rua Marechal Deodoro. Trecho mais que suficiente, para que os comerciantes, que são prejudicados com a presença dos ambulantes, que ocupam as calçadas com suas barracas, comprometendo a passagem de pessoas, inclusive em alguns trechos são obrigadas a andar na rua, porque não têm como passar, além de a maioria dos ambulantes estacionarem seus carros pela manhã, quando armam seus comércios e permanecem o dia todo impedindo compradores a estacionarem.
Calçadão II – O prefeito Leo Moraes (Podemos) acabou com o corredor exclusivo para ônibus-circular à direita da 7 de Setembro. O prejudicado não foi somente a empresa de transporte coletivo, que tem problemas para recolher os passageiros, porque não há fiscalização eficiente e as paradas, via de regra estão ocupadas por veículos, obrigando as pessoas ao embarque-desembarque no meio da avenida comprometendo a segurança. Porto Velho é uma capital, com mais de 500 mil habitantes e vem crescendo regularmente, como o Estado. A passagem com custo de R$ 3 foi uma ótima decisão do prefeito Leo Moraes, pois a população usuária de ônibus aumentou, mas está sendo prejudicada, porque tem dificuldades pelo limite do embarque-desembarque. Um Calçadão deixaria o centro da cidade bem mais aconchegante e seguro, ponto de encontro da sociedade e revitalizaria o comércio na região, que está se prejudicado.
Respigo
Na segunda-feira (7) Dia do Jornalista, a Superintendência de Comunicação da Assembleia Legislativa-Secom, dirigida pelo jornalista Alessandro Lubiana, estará recebendo com a sua equipe, os colegas da área da Imprensa para um Café da Manhã. Segundo Lubiana, é uma maneira de reconhecer o trabalho essencial de cada profissional da área +++ Além do café os colegas jornalistas terão oportunidade de trocar ideias. O evento será no Salão de Nobre da Ale-RO, a partir das 9h e certamente com a presença do presidente da Ale-RO, deputado Alex Redano (Republicanos-Ariquemes) +++ As inscrições para o concurso seletivo da Rainha da Expojipa 2025 terminarão na sexta-feira (4). Serão selecionadas 12 jovens que serão finalistas do concurso e os nomes divulgados no sábado (5) +++ O concurso final será no dia 14 de junho com escolha da Rainha, Madrinha do Rodeio e 1ª e 2ª princesas. A Expojipa será realizada no período de 9 a 13 de julho no Parque de Exposições Hermínio Victorelli +++ A Libertadores terá três jogos importantes na noite de hoje (3). O Bahia enfrenta o Internacional na Fonte Nova, às 18h +++ O Flamengo joga com o Deportivo Táchira às 20h30. O Palmeiras também se apresenta fora (Peru) contra o Sporting Cristal, às 18h.
