Publicada em 29/04/2025 às 10h50
O Tribunal Superior da Espanha anunciou nesta terça-feira (29) que investigará se o apagão que atingiu o país e o vizinho Portugal na segunda-feira (28) foi fruto de sabotagem ou ataque terrorista.
Segundo um documento judicial divulgado nesta terça, o juiz Jorge Calama, do Tribunal Superior espanhol, investigará o caso como um crime de terrorismo se a hipótese for confirmada.
A operadora de rede elétrica espanhola (REE, na sigla em espanhol) havia afirmado que sua avaliação preliminar do episódio "praticamente descartou" um ataque cibernético. No entanto, nesta terça, o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, disse que não descarta mais a possibilidade desse tipo de ataque nem nenhuma outra hipótese.
Sánchez disse também que a investigação do governo para chegar às causas do apagão pode demorar.
Energia restabelecida
A operadora da rede elétrica espanhola, REE, informou que restaurou 99,16% da demanda de eletricidade do país, à medida que o sistema se recupera gradualmente de um apagão nacional ocorrido na segunda-feira (28). A declaração foi feita na madrugada desta terça (29), pelo horário de Brasília - manhã, no horário local.
"100% das subestações do país estavam operando na manhã de terça-feira", disse a empresa em uma postagem na rede social X. "Continuamos trabalhando na restauração (da energia)".
Em Portugal, a REN, disse que toda a rede está "perfeitamente estabilizada". "Todas as subestações de energia foram reativadas antes da meia-noite", acrescentou.
A energia elétrica começou a voltar a algumas partes da Península Ibérica já no final desta segunda-feira (28), Vídeos que circulam nas redes sociais mostram moradores comemorando.
imprimir


