
Publicada em 04/04/2025 às 14h00
Raupp – Apesar de estar afastado da política regional desde 2018, quando não conseguiu se reeleger para mais um mandato de senador, Valdir Raupp, que já foi vereador e prefeito de Rolim de Moura, e governador, antes de chegar ao Senado, está com a popularidade em dia no Estado. Impressionante o número de pessoas que entraram em contato com a coluna, e praticamente todos aprovando o retorno de Raupp à política regional. Quase todos argumentando que o Estado perdeu muito em representatividade no segmento. Até o final do mês teremos uma resposta de Raupp sobre a possibilidade de retornar à política disputando o cargo de deputado federal nas eleições de outubro do próximo ano. Raupp não concorreu em Rondônia aos cargos de deputado (federal e estadual), quem sabe esteja entre os nomes na disputa de uma das oito vagas a federal em 2026.
Coração – O projeto Coração da Amazônia em Rondônia, será coordenado pela titular da Secretaria de Estado de Ação Social (SEAS), Luana Rocha, Primeira Dama do Estado. Ela foi escolhida pela Executiva Nacional do União Brasil. O anúncio foi feito durante evento sobre turismo realizado em Porto Velho, esta semana, com a presença da coordenadora do projeto, Maria Emília de Rueda, irmã do presidente nacional do UB Antônio Rueda, do governador Marcos Rocha, prefeitos, deputados, empresários, além de inúmeros convidados. O projeto “O Coração da Amazônia” é um hub nacional lançado pelo União Brasil com a finalidade de coordenar o Coração da Amazônia em Rondônia., agora pilotado pela secretária da SEAS Luana Rocha..
Da Amazônia – O projeto, segundo Luana Rocha, é mais um desafio, mas disse estar ciente da responsabilidade, e acredita nele, pois pela dignidade com as pessoas que residem na Amazônia. “Rondônia tem avançado cada vez mais no quesito sustentabilidade por meio de iniciativas e projetos do governo do estado que visam proporcionar uma vida mais digna a nossa população. E coordenar mais este projeto, é motivo de grande satisfação, porque teremos mais uma ferramenta para fazer com que Rondônia mantenha o ritmo de crescimento socioeconômico, sendo modelo de inovação em políticas públicas, com soluções práticas para desafios de sustentabilidade na região”, disse Luana.
Combustível – Os preços elevados dos combustíveis em Porto Velho, principalmente, são fora da realidade econômica da região. A gasolina e o diesel são da destilaria de Manaus, e chegam via Rio Madeira à Capital de Rondônia. De Porto Velho a gasolina e o diesel são transportados via rodoviária para as demais cidades do Estado, somente o etanol é oriundo do Mato Grosso. O problema é que gasolina e diesel são comercializados em Porto Velho com preços iguais ou até superiores aos praticados no interior. Outra situação abusiva são os valores, que são praticamente os mesmos com diferença de centavos entre os postos, o que caracteriza cartelização explícita, mas pouco ou nada se faz para que a situação seja regularizada. Pelos nossos órgãos fiscalizadores, o Procon, por exemplo.
Combustível II – O deputado Alan Queiroz (Podemos-PVH), preocupado com as oscilações dos preços dos combustíveis em Porto Velho, oscilando com constância nas últimas semanas, sempre para cima, solicitou à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (Ale), a realização de audiência pública para discutir a situação com opção de videoconferência. Segundo Alan Queiroz, foram muitas as denúncias de consumidores nos últimos dias com relação dos preços dos combustíveis nos postos distribuidores da Capital, que pode ser caracterizado como cartel nos preços. Segundo o deputado, o valor médio do litro da gasolina em Porto Velho é de R$ 7,29. Em comparativo do aumento percentual nos últimos dozes meses com a inflação da cidade, houve um acréscimo de 15,1% no valor da gasolina, enquanto a inflação foi de 4,76%, um aumento superior ao processo inflacionário de 10,34% A audiência deverá ocorrer na segunda-feira (7) no plenário da Ale-RO.
Respigo
O deputado estadual Eyder Brasil (PL-PVH), que assumiu em janeiro, após a renúncia de Affonso Cândido (PL), que foi eleito prefeito de Ji-Paraná e empossado no cargo no primeiro dia do ano, não deverá disputar a reeleição pelo PL. Pessoas próximas a ele garantem que seu destino partidário é o Podemos, que tem como presidente regional o prefeito de Porto Velho, Leo Moraes +++ Profissionais da imprensa estarão reunidos na segunda-feira (7) na Assembleia Legislativa (Ale) em comemoração ao Dia do Jornalista. O superintendente de Comunicação da Ale-RO, Alessandro Lubiana em nome do presidente do Legislativo Estadual, Alex Redano (Republicanos-Ariquemes) está convidando o pessoal da Imprensa para um café da manhã, a partir das 9h no Salão Nobre do Parlamento Estadual +++ Quarta-feira (2) e quinta-feira) choveu em Porto Velho durante as madrugadas até por volta das 12h, e hoje, não foi diferente +++ A preocupação é com a população ribeirinha do longo do Rio Madeira, que já está com o nível acima dos 16 metros. Prefeitura de Porto Velho e Governo do Estado estão mobilizados no apoio às famílias, inclusive no Cai N água, área urbana de Porto Velho.
+ O Chopp Colônia não pode faltar em festas de aniversários, casamentos, formaturas e eventos de destaque.
+ Desfrute o sabor único e refrescante do Chopp Colônia, a escolha perfeita para os momentos especiais.
+ Disk Chopp (69) 99231.2322 e 99231.5970
