Publicada em 06/04/2025 às 09h40
RONDÔNIA
1919 – Com a morte do presidente Rodrigues Alves (gripe espanhola) está confirmada nova eleição presidencial dia 13, conforme edital assinado pelo juiz Joaquim Gomes Silva, no fórum de Porto Velho.
1954 – O governo italiano condecorou o General Rondon (em 1956 patrono de Rondônia), com a Grã-Cruz de Cavaleiro do Mérito da República Italiana, pelo seus trabalhos em defesa dos índios.
1976 – O governo federal analisa o reconhecimento de curso de licenciatura curta em Porto Velho, na área de Educação, conforme o secretário da Seduc Jerzy Badocha.
1982 – Para abastecer Guajará-Mirim, isolada devido à alagação da BR-425, a FAB mantém um “búfalo” com capacidade de 30 T. de carga para aquela cidade e trazendo de lá outro tanto.
1989 – A Eletronorte confirma: até fim deste mês entra em geração a 1ª turbina da hidrelétrica de Samuel, e outra em outubro, cada uma gerando 45 mil KWA.
1990 – Uma caixa com dezenas de “bananas” de dinamite foi apreendida no aeroporto do Belmont (PVH), e entregue à Polícia Federal
HOJE É
Dia Mundial da Atividade Física. Dia internacional do esporte para o desenvolvimento e pela paz. Dia Mundial do Tênis de Mesa.
Católicos celebram Santa Gala, São Marcelino de Cártago,
BRASIL
1838 – Morre José Bonifácio de Andrade e Silva (n. 1763), o Patriarca da Independência. 1988 – Brasil, Uruguai e Argentina formalizam a criação do bloco econômico Mercosul.
MUNDO
1896 – Começa em Atenas, Grécia, a I Olimpíada da Era Moderna. 1971 – Morte do compositor russo Ígor Fiódorovitch Stravinsky (n. 1883), um dos mais importantes e influentes do século 20. 1860 — Joseph Smith III cria a Igreja Reorganizada de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
FOTO DO DIA
“SEU FAX”
Fax é um aparelho – ainda existente em alguns escritórios que transmite, via telefone, mensagens e documentos. Na Assembleia Legislativa compraram alguns e um foi instalado na Assessoria de Imprensa, usado também pelos deputados.
Era o começo de uma nova legislatura, quando alguns deputados, especialmente os oriundos de municípios mais distantes, trazem assessores que até por desconhecimento acabam gerando risos. E foi assim que aconteceu.
Um desses entrou na Assessoria de Imprensa um camarada com um papel na mão procurando pelo “seu fax”. “O deputado disse para entregar ao “seu” fax”. Inicialmente tentamos explicar que “seu” fax era apenas um equipamento de transmissão/recepção. O cara insistiu que era para entregar ao “seu” fax.
O jeito foi levar para a galhofa. “O “seu” fax foi almoçar”, disse um de nós e, mais tarde, que o “seu” fax iria demorar etc, e o cara nada de aceitar.
Quase uma hora depois fui até ao gabinete, um deputado da zona da Mata, expliquei o problema a ele que ligou para a Assessoria e mandou que seu “aspone” deixasse lá o documento que, em seguida, foi transmitido.