Publicada em 16/04/2025 às 11h03
O papa Francisco reencontrou a equipe que cuidou dele durante sua internação de 5 semanas no Hospital Gemelli, em Roma, nesta quarta-feira (16).
Cerca de 70 profissionais de saúde, entre médicos e enfermeiros, foram ao Vaticano a convite do pontífice, que ainda se recupera do longo período de hospitalização, mas já começou a fazer aparições públicas e reduziu o uso de oxigênio auxiliar
Ao chegar ao encontro, Francisco foi recebido sob muitos aplausos e, ainda com a voz vacilando em alguns momentos, agradeceu os cuidados que recebeu:
"Obrigado por tudo o que fizeram. Obrigado a todos vocês. Rezo por vocês. Por favor, façam isso por mim".
Papa Francisco posa para foto ao lado dos profissionais que cuidaram dele no hospital Gemelli, em Roma — Foto: Divulgação / Assessoria de imprensa do Vaticano
Muitos presentes se emocionaram com o reencontro. O representante do hospital que falou a Francisco disse que todos estavam felizes com sua recuperação e o convidou a voltar ao local para visitar doentes, quando estiver "em plena forma".
"Como pode ver, esvaziamos o hospital para vir cumprimentá-lo e estamos contentes com esta oportunidade. Estamos especialmente felizes de ver que está melhor, que está se recuperando. Estamos próximos em oração e ficaríamos muito contentes se você voltasse ao Gemelli, mas não como paciente, e sim para visitar nossos doentes, especialmente aqueles que estão em piores condições. Uma palavra sua de conforto seria de grande ajuda para eles e para as famílias", afirmou.
Participação no Domingo de Ramos
No domingo (13), o papa Francisco fez a alegria dos fiéis ao participar da cerimônia de Domingo de Ramos, na Praça de São Pedro.
Ainda com aparência frágil, mas sem o auxílio de oxigênio para respirar, o pontífice de 88 anos, que se recupera de uma longa internação causada por uma dupla pneumonia, mostrou que já conseguiu recuperar um pouco da força da voz ao saudar os fiéis.
"Feliz Domingo de Ramos! Feliz Semana Santa!", bradou


imprimir
