
Publicada em 14/04/2025 às 14h00
Ucaver/TC – A União de Câmaras Municipais e Vereadores de Rondônia-Ucaver e o Tribunal e Contas (TC) de Rondônia (Escola Superior de Contas-Escon), promoverão na terça-feira (15) e na quarta-feira encontro reunindo presidente de câmara de vereadores, controladores internos e procuradores jurídicos no auditório do TC em Porto Velho denominado Governança Legislativa: Fundamentos, Auxílios. As inscrições presenciais já foram encerradas, porque foram acima da expectativa, mas estão abertas de forma online pelo enderenço : https://sophos.tcero.tc.br/sophos/index.jsf. A presidente da Ucaver, Rosária Helena alerta para a importância do evento, “oportunidade única de nossos presidentes das câmaras de vereadores e seus assessores diretos ampliarem seus conhecimentos sobre a nobre missão de ocupar o cargo de vereador, de representar o povo politicamente”.
Eleições – O voto eletrônico sempre foi contestado, criticado, desde a sua implantação nas eleições nas décadas de 80-90. As reações negativas ampliaram, após as eleições gerais de 2022, quando Lula da Silva (PT) venceu o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O voto eletrônico deu celeridade ao processo eleitoral e facilitou muito o trabalho não somente dos eleitores, mas também do Tribunal Superior Eleitora (TSE) e dos Regionais. Nada contra o processo eletrônico, pois o mundo a cada dia está mais ágil, célere onde um médico opera um paciente mesmo morando em outro País. Apesar de a garantia que o voto eletrônico é inviolável, há controvérsias. Colocamos em discussão situações, que poderiam ser amenizadas, já que estamos em pleno mundo virtual. Por que o eleitor é obrigado a ir até o local de votação se poderia votar de sua casa, do trabalho? Por que não é possível votar de onde estiver, através do celular, se hoje até operações financeiras são feitas online? É o fim da rosca...
Deputados – A Assembleia Legislativa (Ale), de Rondônia é composta de 24 deputados e, pelo que se deduz, somente dois não estarão em busca de um novo mandato, porque teriam planos de galgar andares superiores na política. Dos nomes que estão sempre sendo citados como pretendentes à Câmara Federal, um deles seria o delegado Rodrigo Camargo (Republicanos-Ariquemes), parlamentar de extrema direita, de um primeiro mandato, mas com atuação destacada no trabalho legislativo. Às vezes é criticado pelos excessos, porém é convicto e defende com competência seus ideais políticos e sociais. Caso optar pela reeleição não terá muitas dificuldades em conseguir um novo mandato, mas pessoas mais próximas a ele garantem, que seu futuro político é a Câmara Federal.
Deputados II – Na lista de parlamentares estaduais, que deverão concorrer à Câmara Federal nas eleições gerais, que elegerão e reelegerão presidente da República, governadores e seus vices; duas das três vagas ao Senado de cada Estado e Distrito Federal, Câmara Federal e Assembleias Legislativas está o deputado estadual Ezequiel Neiva (União-Cerejeiras). Experiente e no terceiro mandato, além de dois como suplente, Neiva estaria com planos de concorrer a uma das oito vagas à Câmara Federal em outubro do próximo ano. Em 2022, quando foi reeleito, Neiva fez parceria com o filho Wiveslando, também do União Brasil, que concorreu a deputado federal, somou 10.991 votos e ficou na segunda suplência. Para as eleições de 2026, Ezequiel teria como meta concorrer a deputado federal e o filho Wiveslando, que mesmo disputando eleições pela primeira vez somou mais de 10 mil votos, a estadual.
Federal – Tudo indica, que a disputa dos oito cargos de deputado federal será ferrenha no próximo ano. Do grupo atual, dois deles concorrerão a outros cargos em 2025. E por coincidência, os dois mais bem votados em 2022. Fernando Máximo (União) somou 85.596 votos e Sílvia Cristina, presidente do PP no Estado que obteve 64.941 votos. Máximo pretende concorrer à sucessão estadual, e Sílvia Cristina é pré-candidata, já declarada, a uma das duas vagas ao Senado. Temos como prováveis candidatos à reeleição Lúcio Mosquini (MDB), Maurício Carvalho (União), coronel Chrisóstomo Moura (PL), Thiago Flores, eleito no MDB, mas hoje no Republicanos; Cristiane Lopes (União) e Eurípedes Lebrão União). A disputa à Câmara Federal deverá ser das mais acirradas, porque vários nomes expressivos já se manifestaram que serão candidatos no próximo ano.
Respigo
Semana chamada de “coice de porco” a iniciada no domingo (13) devido ao feriado de 21 de abril (Tiradentes). No período de 17 a 21 a Assembleia Legislativa (Ale) estará desativada e sem os trabalhos parlamentares, que serão retomados no dia 22 +++ Como se previa o prefeito de Porto Velho, Leo Moraes (Podemos) já enfrenta dificuldades para poder aprovar projetos de interesse do Executivo municipal na Câmara de Vereadores. Normal para quem não elegeu no seu grupo político nenhum dos 23 vereadores +++ E dependerá de muitas negociações com o Legislativo municipal para poder levar avante seus projetos. Em política não existe a palavra divisão, somente soma e Leo, precisa turbinar sua equipe na busca de parcerias, para poder governar com um mínimo de tranquilidade+++ A Polícia Militar (PM) de Rondônia já utiliza nas ações de fiscalização do trânsito câmaras Optical Character Recognition (OCR), que realiza a leitura automática das placas de veículos. Já foi realizado o período de testes e agora, os veículos com o equipamento já estão em ação.
+ O Chopp Colônia não pode faltar em festas de aniversários, casamentos, formaturas e eventos de destaque.
+ Desfrute o sabor único e refrescante do Chopp Colônia, a escolha perfeita para os momentos especiais.
+ Disk Chopp (69) 99231.2322 e 99231.5970
