
Publicada em 08/04/2025 às 08h59
A atriz Regina Duarte, de 78 anos, voltou a causar polêmica nas redes sociais ao compartilhar, em seu perfil no Instagram, mais um vídeo com informações falsas. Desta vez, a publicação traz falas distorcidas do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), que mistura conceitos jurídicos para defender a anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, quando a Praça dos Três Poderes, em Brasília, foi depredada.Com informações do site IstoÉ Gente.
Na legenda do vídeo, Regina escreveu “anistia já”, demonstrando apoio à proposta de anistiar os acusados, que atualmente estão sendo julgados pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
No material divulgado, Nikolas Ferreira compara o caso de Débora Rodrigues dos Santos, acusada de vandalizar a estátua “A Justiça”, em frente ao STF, com a trajetória de Rosa Parks, ícone do movimento pelos direitos civis nos Estados Unidos. O deputado afirma, de maneira falsa, que Débora foi condenada a 14 anos de prisão. No entanto, o julgamento ainda está em andamento e conta, até o momento, com dois votos pela condenação: dos ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino.
Outra desinformação compartilhada é que Débora estaria sendo julgada apenas por escrever a frase “perdeu, mané” na estátua, quando, na verdade, ela responde por cinco crimes graves: abolição violenta do Estado democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado, deterioração de patrimônio tombado e associação criminosa armada.
Essa não é a primeira vez que Regina Duarte se envolve com a disseminação de notícias falsas. Em maio de 2024, ela alegou erroneamente que o presidente Lula teria recusado ajuda humanitária de Portugal durante as enchentes no Rio Grande do Sul. Anteriormente, também divulgou um vídeo falso sobre o cantor Nando Reis, dizendo que ele foi vaiado no Rock in Rio 2022 — o que nunca ocorreu, já que o artista não participou daquela edição do festival.
Durante a pandemia, Regina também publicou conteúdos antivacina, inclusive alegando, em janeiro de 2024, que crianças não têm segurança para tomar o imunizante, afirmação que contraria as evidências científicas e é considerada falsa.
Diante da reincidência, o Instagram passou a alertar novos seguidores da conta da atriz com uma mensagem de advertência sobre o histórico de publicações com conteúdo enganoso.