
Publicada em 07/04/2025 às 10h03
Servidores na ativa, aposentados e pensionistas devem obrigatoriamente realizar a Validação Cadastral, que neste ano, tem prazo até o dia 30 de abril, exclusivamente pela plataforma SOUGOV.BR, na internet ou pelo aplicativo.
Desde o mês de março, quando iniciou a chamado para atualização dos servidores, o Sindsef-RO, em Porto Velho e nas 20 Coordenações Regionais tem recebido diariamente centenas de filiados que buscam por ajuda para a realização do procedimento.
Prova de Vida
De acordo com o o Portal do Servidor, página do Governo Federal, este ano, há uma novidade do ciclo dos aposentados e pensionistas: aqueles que estão com pendência na realização da prova de vida, procedimento também realizado anualmente, podem fazê-la imediatamente após finalizarem a validação no SOUGOV.BR.
Ainda segundo dados do Governo, atualmente, são 412.783 aposentados e 288.150 pensionistas no Poder Executivo Federal. Quase 43 mil aposentados, o que equivale a 27% do total, e 18 mil pensionistas (19,43%) já fizeram a Validação Cadastral.
Como fazer a validação cadastral
A validação cadastral ocorre em quatro etapas.
Primeiro, na autodeclaração, o aposentado deve confirmar se possui mais de uma aposentadoria ou pensão (RPPS, INSS ou outra esfera), selecionando a opção correta antes de avançar.
No segundo momento, aparecem os dados pessoais. As informações já estarão preenchidas e o usuário deve apenas verificar se estão corretas antes ou se precisam ser alteradas antes de confirmar e seguir para a próxima fase.
Na terceira etapa, referente aos contatos, é necessário conferir e, se necessário, atualizar telefone, e-mail e endereço.
Se o beneficiário precisar interromper o processo a qualquer momento, pode clicar em “Salvar para Continuar Depois” e finalizar quando for mais conveniente. Entretanto, é essencial concluir a validação dentro do prazo. Após a finalização do prazo, no dia 30 de abril, o usuário só consegue acessar os demais serviços do SOUGOV.BR se terminar a validação.
Confira o passo a passo:
Sindsef informa: aposentados e pensionistas com deficiências ou doenças graves podem requerer prioridade para pagamento de exercícios anteriores