
Publicada em 04/04/2025 às 15h20
Em entrevista ao videocast Conversa vai, conversa vem, do jornal O Globo, a atriz Taís Araujo falou emocionada sobre o impacto do racismo em sua adolescência e revelou que só conseguiu ter um namoro ao viajar para a Bahia. Hoje casada com Lázaro Ramos há 21 anos e mãe de dois filhos, a artista contou que, por ser uma jovem negra convivendo em ambientes de classe média-alta no Rio de Janeiro, não era considerada desejável. Com informações do site BNews.
“Pouquíssimo [desejada]. Eu tive que ir para a Bahia beijar na boca. Meu primeiro beijo foi com 14 anos, lá na Bahia. Aqui [no Rio] não rolava. Eu morava na Barra da Tijuca, estudava no Anglo-Americano”, disse Taís.
A atriz também recordou um episódio marcante com uma amiga da escola, Lívia, que ficou abalada ao ouvir um grupo de colegas dizendo que “Taís não dava” por ela ser preta. “A Lívia veio aos prantos pra mim, sem conseguir entender aquilo. Ela namorava um garoto preto, o Tinguinha, com quem é casada até hoje, e aquilo não passava pela cabeça dela”, contou, visivelmente emocionada.
O relato reforça a importância da representatividade e do enfrentamento ao racismo estrutural que persiste em diversas esferas da sociedade.
"Tive que ir pra Bahia beijar na boca.Aqui não rolava num condomínio da Barra da Tijuca.Uma amiga minha namorava um menino preto e estão até hj juntos.Ela escutava:'Taís é maneira, mas não dá pra ficar pq é preta'.Veio me contar aos prantos."(Taís Araújo) pic.twitter.com/Qiw63ulmhO — Sérgio Santos (@ZAMENZA) April 3, 2025