
Publicada em 08/04/2025 às 16h20
Com o intuito de promover a reinserção social por meio da capacitação profissional de reeducandos, o governo de Rondônia assinou, na última quarta-feira (2), o Termo de Cooperação Técnica, na sede da Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro), em Porto Velho. O Termo terá duração de cinco anos a partir da data de sua assinatura, podendo ser prorrogado.
Firmado por meio da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), o objetivo é oferecer cursos de extensão e formação inicial e contínua aos reeducandos do sistema prisional. Para garantir que os cursos atendam às necessidades e interesses dos reeducandos, será aplicado um questionário inicial para identificar as áreas de interesse.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, essa iniciativa fortalece a reintegração social. “O propósito deste Termo de Cooperação Técnica é facilitar o acesso dos reeducandos a ambientes educacionais, promovendo, assim, sua inclusão no mercado de trabalho”, ressaltou.
OPORTUNIDADES
A assinatura do Termo fomenta o processo de reinserção social, facilitando e aprimorando o acesso dos reeducandos a ambientes educacionais, com oportunidades de formação profissional.
O secretário da Sejus, Marcus Rito, destacou a importância da ação: “É fundamental oferecer oportunidades que promovam a reintegração desses indivíduos à sociedade, e a capacitação profissional desempenha um papel fundamental nesse processo.” concluiu.
