Publicada em 29/04/2025 às 10h44
Em cem dias de governo, completos nesta terça-feira (29), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, viu sua popularidade despencar até em pautas fortes entre seu eleitorado.
Uma pesquisa do instituto de políticas públicas Pew Research Center apontou que a aprovação do governo Trump caiu sete pontos percentuais nos 100 primeiros dias e chegou a 40% entre os eleitores dos Estados Unidos
Outros 59% dos eleitores, independentemente do partido, desaprovam o governo do republicano até aqui. Trump assumiu o governo em 20 de janeiro e completa 100 dias de mandato nesta terça-feira (30).
Entre os que disseram ter votado em Trump, a aprovação da forma como caiu de 94% para 88% desde a última pesquisa anterior, em fevereiro.
A pesquisa do Pew Research foi conduzida após o início da guerra tarifária promovida por Trump, no início de abril, quando o presidente americano impôs tarifas generalizadas contra mais de 180 países e territórios do mundo. Dias depois, o republicano voltou atrás e pausou as tarifas, menos contra a China —essas chegam a até 245% e representam um impasse entre os governos americano e chinês.
Segundo o instituto, três políticas principais da gestão de Trump puxam para baixo a aprovação em seu governo. No olhar do eleitor, ações do governo sobre as tarifas, as demissões em agências governamentais e a extinção de políticas de inclusão foram vistas de forma mais negativa do que positiva.
A consulta, realizada entre 7 e 13 de abril com 3.589 eleitores, também mostra que uma maioria tanto de democratas quanto de republicanos afirma que o governo Trump deve recuar caso tribunais emitam ordens judiciais barrando ordens executivas ou ações do governo.
78% dizem que o governo Trump deveria obedecer a uma decisão emitida por um tribunal federal. 91% dos democratas pensam assim, enquanto os republicanos são 65%.
O número que sobe para 88% caso a decisão venha da Suprema Corte. Aqui, democratas e republicanos se dividem em 95% e 82%, respectivamente.


imprimir
