Publicada em 26/06/2025 às 15h35
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, pediu uma "pausa de duas semanas" no longo julgamento por corrupção que enfrenta e que deveria ser retomado na próxima segunda-feira, em Jerusalém.
O pedido foi apresentado por seu advogado, Amit Hadad, que argumentou que Netanyahu precisa dedicar os próximos dias a “questões diplomáticas, nacionais e de segurança”, diante dos “desdobramentos regionais e globais”.
Entre os pontos citados pelo advogado estão a gestão da guerra em Gaza e o tratamento da questão dos reféns, conforme consta no pedido enviado ao Tribunal Distrital de Jerusalém, citado pelo Times of Israel.
Trump sai em defesa de Netanyahu: “Caça às bruxas”
Antes mesmo da divulgação oficial do pedido, o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, defendeu publicamente Netanyahu e sugeriu que o processo judicial fosse imediatamente cancelado. Para Trump, as acusações contra o primeiro-ministro israelense representam uma "caça às bruxas" contra um grande herói.
Em uma publicação na rede social Truth Social, Trump fez diversos elogios a Netanyahu — a quem se refere carinhosamente como Bibi — e disse ter sido informado de que o julgamento, iniciado em maio de 2020, seria retomado na próxima segunda-feira.
Netanyahu fala em "vitória histórica" com ajuda de "amigo" Donald Trump
Após o cessar-fogo, Benjamin Netanyahu celebrou o que considera ser uma "vitória histórica" de Israel sobre o Irã, através de um vídeo publicado nas redes sociais, e agradeceu ao "amigo" Trump.
“Inédito! Esta é a primeira vez que um primeiro-ministro israelense em exercício é julgado. Um processo politicamente motivado para causar-lhe grandes danos. Uma CAÇA ÀS BRUXAS contra um homem que fez tanto. Isso é impensável pra mim. Ele merece muito mais do que isso — assim como o Estado de Israel”, escreveu Trump.
“O julgamento de Bibi Netanyahu deveria ser cancelado imediatamente, ou ele deveria receber um perdão. Ele é um grande herói que fez tanto por Israel”, acrescentou.



Comentários
Seja o primeiro a comentar!