Publicada em 17/06/2025 às 14h10
Política – Sem condições de retornar no prazo previsto para Rondônia, o governador Marcos Rocha (União), que está em missão oficial no Iraque, país em situação permanente de guerra com o Irã, terá uma difícil e melindrosa atribuição no seu retorno ao Estado, que deverá ocorrer em breve. A missão será resolver o impasse criado entre o vice-governador Sérgio Gonçalves (União), que ocupou espaço na mídia regional criticando o chefe da Casa Civil, Elias Rezende, pessoa de extrema confiança do governador, de forma desnecessária, para quem está com a responsabilidade de administrar o Estado, mesmo não sendo oficialmente, na ausência de Rocha. A crise político-administrativa criada em momento da ausência do governador foi desnecessária e ruim para o Estado que continua em franca evolução.
Política II – Rondônia já passou por situação, não semelhante, mas de desacordo entre governador, prefeito e vices. No segundo mandato do governador Ivo Cassol, sua vice, Odaísa Fernandes, assumiu o cargo, após pedido de licença de Cassol. Assim que assumiu, Odaísa demitiu e substituiu secretários e tomou medidas totalmente contrárias aos projetos de Cassol. Na volta, Cassol desfez tudo, fechou as instalações da vice-governadoria, às imediações da rotatória das avenidas Rio Madeira e Imigrantes e recolheu o carro, que ficava à disposição da vice-governadoria. Caso semelhante ocorreu com Hildon Chaves, ex-prefeito de Porto Velho, que governou a capital em dois mandatos seguidos. No primeiro, o vice era o empresário Edgar do Boi. Chaves pediu licença e entregou o cargo para o vice. Exercendo a função de comandante maior do município, Edgar demitiu e contratou secretários e assessores à revelia de Chaves, que reassumiu, deixou tudo como era e, nas eleições para o segundo mandato deixou Boi fora da chapa e teve como vice Maurício Carvalho, hoje deputado federal.
Detran – O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia-Detran-RO está realizando cinco leilões eletrônicos disponibilizando mais de 1.300 veículos conservados, que estão à disposição de os interessados para lances, além de sucatas. Na segunda-feira (16) teve início um dos certames abertos a pessoas com idade acima de 18 anos, ou emancipadas, que estejam cadastradas no Detran-RO, através de o portal leilaoonline.detran.ro.gov.br. Também está sendo realizado leilão de sucatas a empresas legalmente registradas nos setores de reciclagem siderurgia ou fundição. As visitações estão abertas das 8h às 13h. Os veículos e sucatas estão disponíveis em Porto Velho e em várias cidades do interior, que estão relacionadas no site do Detran-RO.
Medula – O garoto Davi Lucas de Oliveira Santana, de Porto Velho, filho de colega jornalista está necessitando de ajuda. Davi Lucas trava uma batalha intensa contra a leucemia e precisa urgentemente de doação de medula, pois luta diariamente pela sobrevivência, situação que só poderá ser solucionada com um ato solidário de uma pessoa, que seja compatível. Quem puder ajudar deve procurar a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron), localizada na Avenida Jorge Teixeira, ao lado do Hospital de Base em Porto Velho. Se você quer salvar uma vida, procure a Fhemeron ou pode se cadastrar como doador voluntário de medula em qualquer hemocentro do País. Com um simples gesto humanitário, você pode salvar uma vida.
Violência – Vilhena, que sempre foi uma cidade pacata, onde povo sempre conviveu com tranquilidade e segurança enfrenta uma crescente onda de violência nos últimos meses. A mais recente ação violenta ocorreu esta semana com três pessoas sendo queimadas vivas em uma propriedade rural. É difícil passar um dia sem que uma pessoa não seja assassinada na cidade ou na área rural do município. A criminalidade é crescente e assustadora e precisa de ação mais constante e eficiente das forças preventivas, no caso a Polícia Militar (PM). Esta semana, após as mortes das três pessoas foram postadas em redes sociais, que o município tem somente três viaturas para a PM atender a população. Se realmente a informação é verdadeira, as ações ostensivas-preventivas em Vilhena devem ser revistas pelo comando da PM.
Respigo
O Brasil é disparado quem mais gasta com políticos no mundo. Dados do Instituto de Matemática Pura e Aplicada–IMPA apontam que desembolsa em média com um político no País, 528 vezes a renda de um trabalhador +++ A Argentina é o segundo 228, Estados Unidos 139, Índia 112, México 103, Chile 59, África do Sul 56, Coreia do Sul 53, Japão 39 e Alemanha 33. Realmente o processo político, econômico e social do Brasil precisa ser revisto +++ O Governo do Estado decretou ponto facultativo quinta-feira (19) e sexta-feira em Rondônia. Nas capitais Maceió (AL), Macapá (AP), Salvador (BA), Vitória (ES), Cuiabá (MT), Campo Grande (MS), Belém (PA), Curitiba (PR), Teresina (PI), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Boa Vista (RR), São Paulo (SP), Aracaju (SE) e Goiânia (GO), quinta-feira é feriado +++ Somente o Flamengo e o Botafogo conseguiram vencer na Copa do Mundo de Clubes. Hoje o Fluminense joga contra o Borussia Dortmund.



Comentários
Seja o primeiro a comentar!