Publicada em 29/07/2025 às 14h31
A Prefeitura de Guajará-Mirim, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC) de Nova Mamoré, promoveu, na segunda-feira, 28, a 2ª Conferência Intermunicipal de Políticas para Mulheres. O evento aconteceu no Auditório 2 da universidade Federal de Rondônia – UNIR, em Guajará-Mirim, com início pela manhã e encerramento às 14h.
Participaram do encontro o prefeito Fábio “Netinho”, a primeira-dama e secretária de SEMTAS Laís Selvita Barros Pinheiro de Oliveira, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres Iris Duran, o secretário de SEMASC de Nova Mamoré Jorge de Oliveira, o presidente da Câmara de Vereadores Eliel Silvino Nunes, além da professora Patrícia Marchi, da administradora Francileide Faustino Serrate Rodrigues, representando as mulheres e primeira-dama do município de Nova Mamoré e assistente social da Semasc, Arlene Melo.
Tema e objetivos
Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas”, a conferência promoveu um espaço de diálogo e construção coletiva de propostas para fortalecer as políticas públicas voltadas às mulheres nos dois municípios.
Principais tópicos debatidos
urante o evento, foram abordados temas como:
Autonomia econômica e inclusão produtiva
Igualdade de gênero no ambiente profissional
Prevenção à violência, assédio e discriminação
Acesso igualitário às políticas públicas
Estímulo à participação feminina na política e em espaços decisórios
Programação detalhada
Após a abertura e composição da mesa, seguiu-se momento cultural e a leitura do regimento por Suzana Marques, representante da regional da SEAS. A palestra magna foi ministrada por Francileide Faustino Serrate Rodrigues, com foco na temática central do evento.
Debates por eixos temáticos
Participantes foram organizados em grupos com diferentes eixos:
Eixo 1 (Guajará-Mirim) – Governança e participação popular, mediado por Patrícia Marchi e articulado por Lucineide Viriato Dantas.
Eixo 2 (Guajará-Mirim) – Enfrentamento à violência contra a mulher, com mediação de Janaína Lessa e articulação por Eva Maiara.
Eixo 3 (Nova Mamoré) – Autonomia financeira, mediado e articulado pela equipe de Nova Mamoré.
Eixo 4 (Nova Mamoré) – Políticas de saúde integral da mulher, também mediado e articulado pela equipe de Nova Mamoré.
Após um intervalo para lanche, os grupos retomaram os trabalhos, apresentaram e votaram as propostas. Ao final, foram escolhidos os delegados participantes e entregues certificados, encerrando-se a conferência com fotos oficiais.



Comentários
Seja o primeiro a comentar!