Publicada em 31/07/2025 às 08h00
RONDÔNIA.
1918 – O superintendente (prefeito) Joaquim Tanajura envia à Intendência (Câmara) sua defesa de acusações de desvio de recursos públicos, feitas por 2 intendentes (vereadores).
1940 – Construído a mando da Madeira-Mamoré, será entregue amanhã, 1 de agosto, o grupo escolar “Barão do Solimões”, que funcionou em vários locais desde 1925.
1947 – “A Pena de Morte” é o tema do promotor público Estélio Mota na palestra aos rotarianos de Porto Velho, assunto em debate no país.
1954 – A estudante Maria Isa Machado de Lima, aluna do colégio “Camela Dutra” (Porto Velho) vence, por unanimidade dos jurados, a II Olimpíada Cultural Acre-Guaporé.
1981 – A prisão de um suspeito do sumiço do comerciante “Zezão”, em Pimenta Bueno, pode levar à prisão de uma quadrilha de pistoleiros do eixo Ji-Paraná/Pimenta.
1983 – O patrono do ginásio da escola “Rio Branco” será o falecido jornalista Pedro Sá, ex-repórter do jornal “O Guaporé”.
1987 – Com o tema “Reforma Ortográfica”, começa hoje o I Seminário de Letras, promoção do Curso de Letras da Unir.
HOJE É
Dia Mundial do Guarda-florestal. Dia Internacional do Abacate. Dia Mundial do Orgasmo. Dia da Mulher Pan-Africana.
BRASIL
1821 — O atual Uruguai é anexado ao Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, com o nome “Província Cisplatina”. 1954 — Nasce José Roberto Guimarães, treinador de vôlei brasileiro, 3 vezes campeão olímpico.
MUNDO
1492 — Vigora o Decreto de Alhambra, expulsando os judeus da Espanha. 1886 – Morre Franz Liszt (n. 1811), um dos grandes nomes da música clássica.
FOTO DO DIA
HÁ 80 ANOS O SUMIÇO DO TENENTE (III)
Que fim levou o tenente Fernando? Em 1945 fazia 2 anos que o presidente Getúlio Vargas criara o Território Federal o Guaporé, com partes dos estados de Mato Grosso e Amazonas e a capital em Porto Velho.
Em 1929 o tenente Aluízio Ferreira assume o posto telegráfico de Santo Antônio do Rio Madeira. Em 1931 a concessionária estrangeira da EFMM abandona a ferrovia e Aluízio é nomeado diretor-geral da estrada, o primeiro não estrangeiro na função.
Membro do “Movimento Tenentista” Aluízio tinha bons contatos com a sede do governo, no Rio de Janeiro, e em 1944 tornou-se o primeiro governador do Guaporé.
Em julho de 1945 Aluízio já arrebanhava adversários. Há muitas estórias ou histórias sobre ele. Daí foi só um passo associarem seu nome no rol de suspeições no caso do tenente Fernando.
A lista de acusações não parou aí. Em 1964, quando o deputado federal Renato Medeiros foi cassado, surgiu outra: a cassação fora obra de Aluízio.
Foto – Presidente JK em 1960, com o ex-governador Joaquim Rondon e o prefeito (PVh) Renato Medeiros



Comentários
Seja o primeiro a comentar!