Publicada em 22/07/2025 às 14h49
A Prefeitura do Rio de Janeiro oficializou, nesta terça-feira (22), a criação do “Circuito de Blocos de Carnaval de Rua Preta Gil”, que passa a dar nome ao trajeto de blocos do Centro da cidade. A homenagem ocorre dois dias após a morte da cantora, que faleceu no último domingo (20), nos Estados Unidos, em decorrência de complicações de um câncer no intestino. Com informações do site O Dia.
O decreto, assinado pelo prefeito Eduardo Paes (PSD) e publicado no Diário Oficial do Município, destaca a relevância de Preta Gil para o carnaval carioca. O texto ressalta a “participação decisiva de Preta Gil na retomada do Carnaval de Rua no Centro do Rio de Janeiro, contribuindo para sua afirmação enquanto espaço urbano de cidadania cultural”, além de apontar a artista como “fundamental à defesa da livre expressão artística e da dignidade de todos os corpos, raças e crenças na cultura brasileira”.
Preta Gil comandava o Bloco da Preta, fundado em 2009 e considerado o primeiro megabloco do Rio. Agora, o circuito que leva seu nome terá concentração na Rua Primeiro de Março (entre a Rua do Rosário e a Rua do Ouvidor), com desfiles pela própria Primeiro de Março e pela Avenida Presidente Antônio Carlos, terminando na altura da Rua Araújo Porto Alegre.
A decisão foi celebrada por amigos e fãs da cantora nas redes sociais de Paes. A atriz Alice Wegmann e a rainha de bateria da Portela, Bianca Monteiro, comentaram: “Ela merece!”. O carnavalesco Milton Cunha escreveu: “Bravo!”, e a cantora Rita Benneditto destacou: “Arrasou prefeito!”.
Internautas também aprovaram a homenagem. “Justa e merecida homenagem! A Preta marcou o carnaval carioca de forma genuína, com alegria e representatividade. Agora, fica eternizada na história e no coração do povo”, publicou um seguidor.



Comentários
Seja o primeiro a comentar!