Publicada em 05/08/2025 às 14h00
Ji-Paraná – Conforme os dias vão passando as Eleições Gerais (presidente da República, governadores e os vices; duas das três vagas ao Senado de cada Estado e Distrito Federal, Câmara Federa e Assembleias Legislativa), de outubro do próximo ano as especulações aumentam. E os nomes em condições de disputar os diversos cargos são comentados nos bastidores da política. Ji-Paraná tem Sílvia Cristina, presidente regional do PP, deputada federal, que se prepara para com concorrer ao Senado. Mas o município não quer perder a vaga e já tem nomes em condições de se elegerem como o empresário do ramo hoteleiro, Jônatas França, ativo participante político-partidário nos bastidores. Ele já foi secretário municipal e pessoa sempre presente nas atividades políticas no município, e se prepara para concorrer a uma das oito vagas à Câmara Federal em 2026. Nas mais variadas enquetes nos órgãos de comunicação, Jônatas está sempre entre os mais bem votados. Na mais recente, realizada pelo radialista Edvaldo Gomes, Jônatas lidera com folga contra Anselmo de Jesus, presidente regional do PT, e Edson Aleoti, do PSD.
Segurança – Na segunda-feira (4) membros da Associação Comercial de Ouro Preto do Oeste (Aciop) é da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) estiveram reunidos com representantes da Segurança Pública do Estado em busca de apoio contra o regime de organizações criminosas. Comerciantes reivindicaram envio de recursos extraorçamentários, para execução do planejamento das forças de segurança, para que a normalidade seja restaurada no município. O plano emergencial é para ser aplicado em 90 dias, com possibilidades de prorrogação. O governador Marcos Rocha (União), determinou, a pedido do deputado Laerte Gomes (PSD/Ji-Paraná), vice-presidente da Assembleia Legislativa (Ale), ao Comando Geral da Polícia Militar e à Sesdec, o acréscimo financeiro ao contingente político de Ouro Preto do Oeste. Os recursos são via emenda parlamentar do deputado Laerte Gomes, no valor de R$ 145 mil, para custear o envio de forças policiais. Nos últimos dias foram registrados nove ataques a tiros no município resultando em seis homicídios e três tentavas com sobreviventes feridos gravemente.
Parlamento – Na quarta-feira (6), no auditório (2º andar) da Assembleia Legislativa (Ale), a partir das 18h será lançado o livro “40 Anos de História do Parlamento Rondoniense”, do secretário Legislativo da Casa do Povo, Carlos Manvailer. O evento ocorrerá no mesmo dia da efetiva implantação do Poder Legislativo, que ocorreu em 6 de agosto de 1983, quando a Constituição foi promulgada. Quem tem interesse em conhecer a história do legislativo rondoniense, com riquezas de detalhes em linguagem simples e direta pelo experiente técnico, dos mais competentes, Carlos Manvailer. A obra de Manvailer não é fundamental somente para quem é ligado ao Poder Legislativo, mas a todas as pessoas que realmente tenham interesses em conhecer o mecanismo complexo do Poder Legislativo, onde são feitas as leis, apresentados projetos, resoluções, indicações a serem aplicados pelo Poder Executivo. Além do lançamento do livro, histórico, também teremos uma concorrida Norte de Autógrafos.
Cidadania – O Rondônia Cidadã é um dos programas sociais da maior importância do Governo do Estado que é desenvolvido, através de a Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), que tem à frente a Primeira Dama, Luana Rocha. No último mês de julho, foram realizados trabalhos em Corumbiara, Rolim de Moura, Distrito de Santana do Guaporé, em São Miguel do Guaporé, e no Distrito de União Bandeirantes, de Porto Velho, totalizando 9.640 atendimentos. O Rondônia Cidadã leva às comunidades serviços essenciais (gratuitos) para a população garantindo dignidade, cidadania e inclusão social. “O Rondônia Cidadã é uma ação que simboliza a efetividade do governo em promover a cidadania e o acesso a direitos básicos. Em julho, tivemos uma resposta muito positiva da população, o que reforça a importância de levar esses serviços a todos”, afirma Luana Rocha. No sábado (2) e domingo (3), o Rondônia Cidadã ocorreu no Residencial Capelasso, em Ji-Paraná.
Senador – Aos poucos os partidos políticos vão definindo os candidatos aos cargos eletivos, que serão disputados nas Eleições Gerais 2026. Não estarão sendo votados candidatos a prefeito, vice e vereador, que foram eleitos em 2024. Na última semana a presidente regional do PP, deputada federal Sílvia Cristina, que é pré-candidata a senadora no próximo ano, divulgou, publicamente, que já está definido quem será o candidato a 1º vice, na chapa, o empresário de Vilhena, Marcelo Lucas da Silva, da área agroindustrial. Ele está à frente de a implantação da primeira usina de etanol de milho, de Rondônia, no município de Cerejeiras. Segundo Sílvia, o empreendimento, “só perde para Santo Antônio e Jirau em termos de investimento”. Para Marcos, o convite de Sílvia surpreendeu. “Agora temos a chance de trabalhar por uma Rondônia com mais industrialização, geração de empregos e valorização da produção local”, argumentou.
Respigo
No domingo (3) foi realizada a cavalgada que marca o início do Agro Rodeio em Cerejeiras, um dos eventos de maior representatividade do Cone Sul. A cavalgada antecede o rodeio, que ocorrerá de quinta-feira (7) a domingo (10), no Parque de Exposições Toninho Campo Grande +++ Já possível notar, que boa parte dos 24 deputados estaduais está empenhada na busca de um novo mandato. Hoje Ezequiel Neiva (UB-Cerejeiras) e Rodrigo Camargo (Republicanos-Ariquemes) estariam dispostos a concorrer a outros cargos. Ezequiel estaria se preparando para disputa uma vaga à Câmara Federal. O projeto político é formatar uma dobradinha com o filho Wilvelando a estadual. E o delegado Camargo que está trabalhando uma candidatura a uma das duas vagas ao Senado, hoje ocupadas por Confúcio Moura e Marcos Rogério, presidentes regionais do MDB e PL, respectivamente +++ Expectativa para a primeira reunião ordinária na Assembleia Legislativa (Ale), na tarde de hoje (5), às 15h. É que os professores da rede estadual de ensino estão em greve reivindicando reajuste salarial e o assunto deverá predominar nos discursos em plenário.



Comentários
Seja o primeiro a comentar!