Karina Andrade
Publicada em 02/04/2021 às 10h07
Eu queria escalar a montanha, eu deveria apenas escalar. Mas com tantos obstáculos, torna-se impossível.
Conseguir o diagnóstico continua sendo uma luta, seja pela falta de atualização dos especialistas ou pela falta deles nas cidades.
Com o diagnóstico em mãos, enfrentamos a escassez de profissionais devidamente qualificados para atuar com abordagens comprovadas pela ciência.Quando há o profissional, esbarra-se na condição financeira ou no número limitado de sessões impostas pelo serviço público e planos de saúde.
Inclusãoescolar?
Já é sabido que a inclusão só é possível através do saber especializado, técnico.
E quais escolas estão (realmente) dispostas a qualificar suas equipes escolares em nome da inclusão?Quais estão dispostas a investir um pouco nisso?
Quais professores estão de fato interessadoseminclusão?Quais tem a humildade de reconhecer que não estão preparados? Quais estão abertos às mudanças.
Inclusão de verdade não é fácil. Não é só colocar dentro da escola. Não é deixar a atividade mais fácil. Não é montar um PEI por obrigação, por pressão dos pais. Não é só mandar para sala de AEE uma vez na semana.
É avaliar através de protocolos, é ter dados concretos sobre o aluno, é ter objetivo, criar estratégias, materiais estruturados, é interesse, é compromisso com o aprendizado da criança, e o mais importante, é fazer com que o aluno aprenda.
Vou contar algo particular, meus filhos não conseguem acompanhar o ensino remoto, assim como a maioria dos alunos no TEA, por isso contamos com a ajuda de uma auxiliar pedagógica, e agorade uma psicopedagoga, especialista em autismo, para prestar assistência naadaptaçãodos conteúdos. Ou seja, há um esforço enorme acontecendo, financeiro e emocional, para que eles tenham, pelo menos, a chance de aprender.
Mas infelizmente, nem todos os alunos têm essa oportunidade.
Sinto que para algumas pessoas (peças importantes do processo de inclusão), tanto faz...Não há interesse em fazer diferente.
E é esse o peso que carregamos e que arrebenta conosco, que cansa, que desmotiva... O peso da desinformação, do desinteresse, da falta de empatia e responsabilidade.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2021/04/02-de-abril-dia-mundial-da-conscientizacao-do-autismo,100364.shtml