Ze katraca
Publicada em 08/04/2021 às 17h01
Na próxima sexta-feira, 09 de abril, o PPKast - podcast portovelhense produzido e apresentado por mulheres - destaca a situação de refugiadas, que deixaram seu país de origem e buscaram acolhimento em terras brasileiras, especialmente na Região Norte. Os motivos são inúmeros, desde dificuldade de acesso a alimentação, guerras, catástrofes naturais e até perseguições políticas.
Convidadas
O PPKAST #14 tem como convidada Cintia Bartolomeu, bacharel em história pela Universidade Federal de Rondônia, advogada, defensora e ativista dos direitos humanos, mãe e instrumentista. Busca, através do seu trabalho, assessorar mulheres que estão em busca de ajuda.
O episódio traz ainda a participação especial de Carol Zemuner, que além de apresentadora do PPKast, é advogada. Presta assessoria como voluntária de orientação jurídica para refugiados, na Cáritas Porto Velho, instituição que traça estratégias de acolhimento e projetos que possam dar suporte a refugiados, quanto a imigrantes.
Venezuelanos e haitianos
O fluxo migratório de refugiados na Região Norte teve maior volume a partir de 2010, após o terremoto catastrófico que atingiu o Haiti, causando a morte de mais de 100 mil pessoas e deixando pelo menos um milhão de desabrigados, além de feridos. Sem perspectivas de futuro no país de origem, muitos buscaram em outras terras uma chance de recomeço.
A crise política, econômica e humanitária na Venezuela motivou o deslocamento de milhares de pessoas que buscaram também no Brasil uma nova oportunidade, pois já não era possível nem ter acesso a alimentação e nem aos mínimo para subsistência. Inicialmente a principal porta de entrada foi Roraima, que faz fronteira com o país, mas outros estados da região Norte também começaram a receber essa população.
Nesse contexto, as mulheres foram as mais impactadas, pela vulnerabilidade a que são expostas, muitas com crianças pequenas e sem a devida orientação em terras brasileiras. Até a comunicação é afetada, pois muitas não falam língua portuguesa, além de terem que lidar com o choque cultural de outro país. Apesar de todas as dificuldades, contribuem com sua cultura, principalmente no que se refere a gastronomia, trazendo elementos dos seus países para o cenário local, numa troca de experiências enriquecedora.
Sobre o PPKast
O PPKast é um podcast portovelhense sobre feminismo, cultura, relacionamento e curiosidades do cotidiano. Produzido e apresentado por Carolina Zemuner e Izabela Lima, com direção de gravação de Virgínia Duan.
Este episódio integra o projeto fomentado com recursos da Lei 14.017/2020 – Lei Aldir Blanc – por meio do Governo do Estado de Rondônia – Sejucel – 1ª Edição Marechal Rondon, eixo IV, item 4 – Podcast”
Todos os episódios estão disponíveis nas principais plataformas digitais. O acesso é gratuito.
Serviço:
Lançamento do episódio #14 do PPKAST – Mulheres refugiadas e gastronomia
Quando? 09/04/2021
Onde?
Youtube:
Google Podcast
Spotify:
Quanto? Gratuito
Redes sociais @ppk_ast
Classificação indicativa: 14 anos
Produção e Apresentação: Carolina Zemunere Izabela Lima
Direção e Edição: Virgínia Duan
Porto Velho – RO
E-mail: [email protected]
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2021/04/ppkast-14-aborda-o-tema-mulheres-refugiadas-e-gastronomia,100807.shtml