Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 20/04/2021 às 15h07
Acir/Cassol – Na coluna de ontem (19) um dos assuntos abordado foi a sucessão estadual do próximo ano. Citamos os nomes de vários políticos em condições de disputar o cargo de governador, todos com chances de sucesso e que, a possibilidade de alguém se eleger no primeiro turno estaria descartada, devido a plêiade de bons candidatos, o que impossibilitaria, que um consiga os 50% mais um dos votos válidos. Dois nomes ficaram de fora da lista na disputa pelo governo do Estado: o ex-governador Ivo Cassol (PP) e o senador Acir Gurgacz (PDT). É que ambos têm problemas com a Justiça Eleitoral. A expectativa é ambos deverão resolverem os problemas até as eleições de outubro do próximo ano. São mais dois nomes com amplas chances de sucesso nas urnas em 2022.
Leite – Como se esperava a situação dos produtores de leite de Rondônia foi debatida amplamente na Assembleia Legislativa (Ale), na segunda-feira (19). É que cerca de 50% dos produtores não estão entregando o leite alegando o preço baixo pago pelos laticínios (R$ 1,20/litro) e pagamento em até 60 dias. Segundo o deputado Laerte Gomes (PSDB/Ji-Paraná), ex-presidente da Ale, ”não tem produtor de leite que suporte essa questão de produzir seu produto, demorar 60 dias para receber, sem saber o preço e que não cobre o custo que ele teve. Ninguém consegue trabalhar nessas condições. Eu discordo de muita coisa em relação aos laticínios e os incentivos fiscais recebidos por eles. A política do Italac (laticínio), por exemplo, é destruir os concorrentes, e fez isso na região da RO 429”. Laerte defende que os incentivos fiscais aos laticínios sejam revistos com urgência. “Nós precisamos fortalecer as agroindústrias, principalmente as pequenas com incentivo fiscal de até 90%”, alertou.
Alianças – Aos poucos o governador Marcos Rocha (Sem Partido) vai formatando a sua candidatura à reeleição visando as eleições gerais de 2022, quando serão eleitos, além dos governadores e vices, o presidente da República e o vice, uma das três vagas de cada Estado ao Senado, Câmara Federal e Assembleias Legislativas. Só náo teremos para prefeitos, vice e vereadores, que foram eleitos em novembro de 2020, após adiamento das eleições municipais, marcadas para outubro devido a pandemia, que mudou o mundo. Hoje Rocha tem o apoio de prefeitos de dois importantes municípios de Rondônia: Jaru e Ariquemes.
Carla/Joãozinho – Em Jaru o prefeito-reeleito João Gonçalves Júnior (PSDB), foi recentemente convidado pelo presidente do diretório estadual do MDB, deputado federal Lúcio Mosquini, para se filiar ao partido e ser o candidato da sigla ao governo do Estado no próximo ano. Agradeceu e não aceitou o convite, mas declarou, publicamente, que não será candidato ao governo e que o governador Marcos Rocha tem o seu apoio na sua caminhada rumo à reeleição. Não há dúvida que o apoio é fundamental, pois Jaru é hoje o quinto colégio eleitoral (42 mil eleitores) do Estado e tem forte influência no processo eleitoral para a escolha do futuro governador.
Carla/Joãozinho II – A jovem prefeita de Ariquemes, Carla Redano (Patriota), esposa do presidente da Ale, Alex Redano, do PRB, que fechou questão na última semana com Rocha também deverá apoiar a reeleição do governador. Carla, a exemplo de Redano é destaque no segmento nas últimas eleições. Se elegeu vereadora em 2016 e, antes de completar o mandato foi eleita presidente do legislativo municipal. Nas eleições de 2020 foi aprovada em convenção vice do ex-deputado estadual Tiziu Jidalías (Solidariedade), que foi candidato a prefeito, que dias depois, alegando “intervenção de Deus” abriu mão de Carla, que resolveu candidatar-se a prefeita e se elegeu. Caso realmente Rocha tenha o apoio de Carla em Ariquemes terceiro município em número de votos no Estado (mais de 66 mil eleitores) e de Joãozinho em Jaru, não há dúvidas, parcerias de peso político significativo e que certamente com reflexos positivos nas urnas. Quem viver verá...
Respigo
Como o inverno amazônico (chuvas) está no fim e iniciando o período de seca (verão amazônico) o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB) poderia investir numa ampla operação tapa-buracos. Muitas ruas e avenidas da área central da capital estão esburacadas o mesmo ocorrendo nos bairros ++ Sabemos que várias regiões estão recebendo nova pavimentação, da melhor qualidade, mas não é possível recapear toda a malha asfáltica. Fechar os buracos no início é a garantia da durabilidade do pavimento, pois se evita a infiltração, que deteriora o asfalto +++ Hoje (20) a Prefeitura de Ji-Paraná inicia a vacinação contra gripe (influenza). Nessa etapa a vacinação será desenvolvida às terças-feiras e quintas-feiras em todas as unidades básicas de saúde do município, até o próximo dia 10 +++ Na etapa que inicia hoje serão vacinadas crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, mulheres que deram à luz nos últimos dias, profissionais da Saúde e a população indígena. É importante destacar que a vacina contra a gripe também ajuda na luta contra o coronavírus.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2021/04/acir-e-cassol-tambem-na-disputa-pelo-governo-preco-baixo-do-leite-e-tema-de-debate-na-assembleia-governador-marcos-rocha-tera-forte-apoio-em-jaru-e-ariquemes-,101675.shtml