Jesica Labajos/Secom
Publicada em 01/05/2021 às 08h49
A Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), juntamente com a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), já atendeu mais de 70 produtores de leite no Cone Sul do Estado com abastecimento de nitrogênio líquido.
Somente neste ano de 2021, cerca de 1.400 litros de nitrogênio foram entregues aos produtores, entre os meses de janeiro a abril, por meio do programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira (Proleite), criado pela Seagri desde 2007, para atender os produtores mediante ao Projeto Inseminar.
O Projeto Inseminar vem garantindo a melhoria da qualidade dos rebanhos leiteiros, onde o Cone Sul já alcança um número significativo no aumento da produção leiteira. Com o fornecimento de nitrogênio, o Zootecnista Alexandre Notti Miranda, supervisor da área animal da Emater Cone Sul, destaca que o produto é utilizado para conservação de sêmen, óvulos e embriões utilizados para a reprodução, na pecuária leiteira e de corte.
“A meta é promover e intensificar as ações de melhoramento genético para o aumento da produção dos rebanhos de gado leiteiro da nossa região. Até o final do ano queremos fornecer mais de 4.000 litros de nitrogênio líquido para os produtores do Cone Sul”. Enfatizando também que graças à reestruturação das usinas de nitrogênio da Emater, nos municípios de Ouro Preto do Oeste e Porto Velho, com o subsídio do fundo Proleite, o Governo consegue manter o valor por menos da metade do que é comercializado.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2021/05/produtores-de-leite-ja-receberam-mais-de-1400-litros-de-nitrogenio-liquido-neste-ano,102475.shtml