Gazeta Central
Publicada em 17/05/2021 às 10h48
O prefeito da Estância Turística de Ouro Preto do Oeste, Alex Testoni (DEM), publicou nesta quinta-feira (13) o Decreto n° 14.491, de 13 de maio de 2021, regulamentando a operacionalização da vacina e ampliou para 40 anos ou mais a vacinação contra covid-19 em pessoas com comorbidades.
Na mesma norma, também foram incluídas pessoas com deficiência permanente grave, de idade igual ou acima de 40 anos, bem como os alunos da Associação Pestalozzi do município, com idade de 18 anos ou acima.
No ato da vacinação, as pessoas deverão apresentar o laudo ou cópia, indicação ou atestado médico que comprove as comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde. Também é necessário levar o CPF, Cartão do SUS, Cartão de Vacinação e comprovante de endereço. No caso das pessoas com deficiência permanente grave, poderá ser exigido a autodeclaração da deficiência.
Para fins de inclusão na população alvo para vacinação, o Ministério da Saúde considera indivíduos com deficiência permanente grave aqueles que apresentem uma ou mais das seguintes limitações:
- Limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas;
- Indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir;
- Indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar;
- Indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, ir à escola, brincar, etc.
Na visão do prefeito, é primordial e de extrema importância que a vacinação da classe prioritária seja concluída o quanto antes no município. “A vacina ainda é a única esperança que a população, principalmente os idosos e pessoas com comorbidades, têm para se imunizar e com isso se proteger contra esse vírus, uma vez que esse grupo corre maior risco de contrair infecções e complicações causadas pelo coronavírus”, destacou Testoni.
O chefe do Poder Executivo informou que a imunização continuará sendo realizada de segunda a sexta, das 07h30 às 12h30, no Posto de Saúde Ouro Preto, localizado na avenida Daniel Comboni, centro da cidade, onde será realizada pelo sistema normal (fila, respeitando a ordem de chegada) e na modalidade drive-thru. Lembrou ainda que os acamados poderão agendar a vacinação em suas residências, através do telefone (69) 3461-1914.
Veja a lista de comorbidades para vacinação:
-Insuficiência cardíaca;
-Cor-pulmonal e hipertensão pulmonar;
-Cardiopatia hipertensiva;
-Síndrome coronariana;
-Valvopatias;
-Miocardiopatias e pericardopatias;
-Doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas;
-Arritmias cardíacas;
-Cardiopatias congênitas no adulto;
-Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados;
-Diabetes mellitus;
-Pneumopatias crônicas graves;
-Hipertensão arterial resistente;
-Hipertensão arterial estágio 3;
-Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo;
-Doença cerebrovascular;
-Doença renal crônica;
-Imunossuprimidos;
-Anemia falciforme;
-Obesidade mórbida;
-Cirrose hepática;
-HIV.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2021/05/prefeitura-amplia-para-40-anos-ou-mais-a-vacinacao-contra-covid-19-em-pessoas-com-comorbidades,103568.shtml