Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 18/05/2021 às 14h54
Padovani – Repercutiu de forma intensa a informação na coluna de ontem (17), que o secretário de Estado da Agricultura (Seagri) de Rondônia, Evandro Padovani estaria sendo o preferido pelo governador Marcos Rocha (Sem Partido), para assumir o cargo de secretário da Casa Civil. É que foi solicitado pela Justiça o afastamento do titular, Júnior Gonçalves, por 180 dias, porque ele estaria envolvido em atos de corrupção, após ação do Ministério Público (MP) estadual, Polícia Federal (PF) e Polícia Civil (PC), através da Operação Propagare, envolvendo recursos destinados para a publicidade do governo do Estado. Padovani seria o nome de consenso para assumir o cargo. A Propagare foi realizada na última sexta-feira (14) em Rondônia.
Restaurante – O programa “Prato Fácil”, lançado há dias pelo governo do Estado em Porto Velho, que visa oferecer refeições a R$ 2 em rede de restaurante credenciada poderá ser levada ao interior. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano (PRB-Ariquemes), além de elogiar a iniciativa, realmente oportuna pelo momento difícil que o planeta passa, devido ao coronavírus sugeriu ao governador Marcos Rocha, que a Secretaria de Ação Social, que coordena o programa leve-o a municípios do interior devido a sua relevância social. Segundo Redano, num primeiro momento o programa atende a capital, mas disse que apresentou indicação para que os municípios do interior, “também sejam contemplados com o credenciamento dos restaurantes para que possam também oferecer refeições ao custo de R$ 2”.
Popular – O governo do Estado está utilizando recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza-Fecoep, para atender parte do programa coordenado pela Seas. Para ter acesso ao benefício levado para a população de baixa renda em situação de vulnerabilidade é necessário que o favorecido esteja cadastrado no CadÚnico do governo federal. Porto Velho já teve restaurantes populares, que funcionavam de forma positiva, mas foram desativados para reformas e nunca mais retornaram à ativa. Se antes a alimentação fundamental para o humano oferecida pelos restaurantes populares era da maior importância, pelo baixo custo e qualidade da comida, hoje, com a pandemia é uma necessidade. A solicitação de Redano é pertinente e deveria ser acompanhada pelos demais colegas, para que o benefício seja levado às principais cidades do interior, onde há situações de famílias, não têm o que comer.
Candidatos – Crescem os comentários nos bastidores da política sobre as eleições gerais do próximo ano, quando serão eleitos o presidente da República, governadores, um dos três ao Senado de cada Estado, Câmara Federal e Assembleias Legislativas. Dos prefeitos reeleitos nas eleições de novembro de 2020, somente Hildon Chaves, (PSDB), de Porto Velho e o delegado Arismar Araújo de Lima (Patriota), de Pimenta Bueno, estariam dispostos a enfrentar as eleições de 2022. Hildon, a princípio como candidato a governador, mas pessoas bem próximas a ele garantem que seu futuro político é a Câmara Federal o mesmo ocorrendo com o delegado Araújo.
Candidatos II – Além de Hildon Chaves e do delegado Araújo, também entrou na fila de prováveis candidatos o prefeito-reeleito de Vilhena, município de maior importância econômico-social e política do Cone Sul, Eduardo Japonês (PV). O objetivo de Japonês, a exemplo de Hildon e Araújo é a Câmara Federal. Ele se coloca como um adversário de potencial eleitoral respeitável. Na eleição suplementar a prefeito de 2018 superou Rosani Donadon, de família política tradicional na região com mais de 5 mil votos, e em 2020, nova vitória sobre Rosani, com mais de 2,8 mil votos de diferença. Japonês tem o apoio do deputado Luizinho Goebel (PV-Vilhena), líder do governo na Assembleia Legislativa (Ale) com quem deverá compor uma dobradinha de respeitável poderio de voto. Quem viver verá...
Respigo
Ontem (17) a Secretaria de Obras da Prefeitura de Porto Velho iniciou os trabalhos de recapeamento de parte da Rua D. Pedro II no trecho entre a rua Brasília, à avenida Jorge Teixeira (BR 319) com cerca de 400 metros. Hoje (18) o trecho já estava liberado ao tráfego com o recape, de qualidade, concluído +++ As chuvas foram embora de Rondônia com a chegada do verão amazônico (seca). Quem reclamava das chuvas fortes de praticamente todos os dias no período de inverno amazônico (chuvas) agora já se queixa devido a poeira provocada pela seca e também pela irresponsabilidade de pessoas, que continuam promovendo queimadas criminosas, inclusive nas cidades, como em Porto Velho +++ As mortes provocadas pelo coronavírus diminuíram esta semana no Estado. isso demonstra que a vacinação, mesmo em ritmo lento já apresenta resultado positivo na luta contra a pandemia.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2021/05/redano-quer-prato-facil-tambem-no-interior-do-estado-cresce-o-nome-de-padovani-para-a-casa-civil-prefeitos-reeleitos-se-preparam-para-concorrer-a-camara-federal,103694.shtml