Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 26/05/2021 às 15h03
Vacinas – Nada justifica a falta de responsabilidade do pessoal da área de saúde de Candeias do Jamari, que inutilizou um lote de vacinas contra o coronavírus e paralisou a vacinação. As vacinas ficaram inservíveis, porque não houve controle correto da temperatura. O prefeito Valteir Queiroz (Patriota), que já enfrenta problemas com a população, com os membros de associações de produtores rurais do município, porque o chefe do executivo municipal não está cumprindo compromissos mínimos de campanha, como a recuperação das linhas (estradas rurais), que estão em grande parte, quase que intransitáveis está tendo dificuldades para resolver problemas, que na campanha política eram todos solucionáveis.
Cirurgias – Um dos assuntos predominantes na sessão plenária da última terça-feira (25) na Assembleia Legislativa (Ale) foi o retorno das cirurgias eletivas, que estão suspensas na área pública, devido a pandemia. Segundo o deputado Lazinho da Fetagro (PT-Jaru), é necessária alguma medida urgente, pois não é possível uma pessoa ficar aguardando há 12 dias, insumos para que a cirurgia seja feita. “É um absurdo”, disse Lazinho. O parlamentar também disse, que os médicos afirmam, que as cirurgias não são realizadas devido à falta de material.
Cirurgias II – O deputado Ismael Crispin (PSB-São Miguel do Guaporé) também comentou sobre a situação. Segundo ele, até estão conseguindo cirurgias na rede pública, mas apenas aquelas que possuem “padrinhos”. “De maneira errada, de forma sorrateira, de maneira escondida conseguem ir na regulação com apadrinhamento e conseguem marcar, enquanto isso, o restante da população não consegue, a não ser que esteja internado, quase morrendo”, disse o deputado Crispin. Os discursos críticos dos deputados são fundamentais, para que a situação das cirurgias seja regularizada, mas é necessário muito mais dos representantes do povo, inclusive, se for o caso, constituir uma comissão na Ale, para analisar a real situação, que é grave e preocupante. A função do deputado não é denunciar, mas agir: cobrar, reivindicar e exigir os direitos do cidadão.
Vacinação – O ano está chegando na metade e a situação, ainda, é das mais críticas no combate e controle do coronavírus no País. As taxas de contaminação e mortandade oscilam a cada semana, mas continuam altas e até crescentes em vários Estados. Para amenizar a situação e ter condições de controle é necessário vacinar quem trabalha, não importa a idade e nem a profissão, assim como professores e estudantes, padeiros, açougueiros, comerciário, jornalista, trabalhador rural, profissionais liberais, e outras profissões. O isolamento não funciona se membros das famílias trabalham. Quem está confinado não transmite o vírus, mas o trabalhador, não importa a profissão, que tem que pegar no batente acaba trazendo a doença para dentro de casa, por mais precavido que seja.
Fênix – Nas eleições ao governo do Estado de 2008, o ex-governador Valdir Raupp (MDB), após não conseguir a reeleição sendo derrotado por José Bianco deixou o governo praticamente pela “porta dos fundos”, porque teve problemas em cumprir compromissos com fornecedores e até atraso no pagamento dos servidores. No primeiro turno Bianco somou pouco mais de 4 mil votos a mais que Raupp, mas no segundo turno a diferença foi 36.045 votos. O que se comentava nos bastidores da política, na ocasião, era que Raupp estava acabado para a política, após uma carreira brilhante, até chegar ao governo do Estado. Engano.
Fênix II – Em 2002, como Fênix, que ressurgiu das cinzas, Valdir Raupp foi candidato ao Sendo e se elegeu com mais de 210 mil votos. O senador se reelegeu em 2010 somando 481.420 votos. Apesar de ser um político atuante e com enorme popularidade, Raupp não conseguiu uma segunda reeleição em 2018, quando teve uma votação anêmica para um político de expressão não somente no Estado, mas também em nível nacional, onde chegou a ocupar a presidência do na época, maios partido do País, o PMDB somando pouco mais de 80 mil votos. Para as eleições de 2022, as informações são que Raupp vem aí. Resta saber se será pelo MDB, partido que ele praticamente organizou no Estado, que hoje está sendo comandando pelo senador Confúcio Moura. A expectativa é grande.
Respigo
A Polícia Federal (PF) realiza hoje (26), desde as primeiras horas da manhã a Operação Revés, concentrada em Ariquemes, continuidade no combate às fraudes aos benefícios emergenciais devido o coronavírus. Isso significa, que já temos um grupo significativo atuando no Estado, onde se espera uma ação de muito maior abrangência nos próximos dias... +++ Os corruptos, não importa de qual seguimento não terão trégua. É somente uma questão de mais dia, menos dia +++ Até às 16h de hoje (26) a Prefeitura de Porto Velho desenvolve ação de vacinação às pessoas com comorbidades e com mais de 45 anos de idade mesmo sem agendamento. O atendimento está sendo feito no Campus I da Faculdade Uniron, no bairro Lagoinha.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2021/05/vacinacao-contra-covid-19-paralisada-em-candeias-do-jamari-deputados-cobram-a-volta-das-cirurgias-eletivas-segundo-amigos-raupp-retorna-a-politica-em-2022-,104293.shtml