Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 28/05/2021 às 15h07
Aftosa – A Organização Mundial de Saúde Animal liberou para Rondônia o selo internacional como área livre de aftosa sem vacinação. Com a medida o Estado deverá ter maior abertura na comercialização de carne bovina e suína no mercado internacional. Rondônia tem hoje, o sexto maior rebanho bovino do Brasil com 14 milhões de cabeças. É importante lembrar, que a luta contra a febre aftosa teve início no governo José Bianco (1999/2003) com a criação da Agência Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) pela Lei Estadual nº 215, em 19 de julho de 1999, que estabeleceu suas competências. É o órgão executor da política estadual de defesa agrosilvopastoril (agrícola, pecuária e silvicultura). Tem a finalidade de promover a fiscalização e execução das atividades de vigilância e defesa sanitária animal e vegetal. Bianco também foi o primeiro presidente da Assembleia Legislativa (Ale), senador da República e prefeito de Ji-Paraná em três mandatos.
Leite – Esta semana o governo do Estado publicou no “Diário Oficial” alteração na lei que obriga os laticínios a informar o preço pago pelo litro de leite aos produtores. A instabilidade no preço do litro de leite, além não ter data definida para pagamento provocou uma crise no setor, inclusive a paralisação da entrega aos laticínios, por cerca de 50% dos produtores do Estado, mobilização que ocorreu no início deste mês. Em abril último os laticínios derrubaram o preço do litro de leite ao produtor para cerca de R$ 0,60 sem nenhum aviso, mesmo com a legislação vigente impedindo a medida. Com a decisão do governo do Estado, os laticínios terão que informar o preço que será pago ou serão penalizados.
Leite II – Apesar de o assunto ser motivo de inúmeros pronunciamentos e cobranças ao governo do Estado por vários deputados estaduais, somente a deputada federal Jaqueline Cassol (PP-RO), que também se posicionou a favor dos produtores deu o devido destaque ao ato do governo, que pune laticínios, que não informarem corretamente os produtores. A inserção do artigo 1º-A, determina uma multa caso as empresas de beneficiamento e comércio de laticínios não informem em nota fiscal e num prazo antecipado de 10 dias, que haverá a variação dos preços aplicados. A multa será revertida para o Fundo de Investimento e Apoio ao Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira do Estado de Rondônia (Proleite). Rondônia é o maior produtor de leite do Norte do País.
Papa – O Papa Francisco, que é argentino e constantemente dá palpites sobre a nossa Amazônia sem o mínimo de conhecimento esquece do seu país. A Argentina também conhecida pela arrogância do seu povo, em passado recente tinha 70% da população adulta com curso superior. Hoje a situação é bem diferente, inclusive na luta contra o covid-19. A Argentina obteve número recorde de novos casos de covid-19. A nação tem cerca de 45 milhões de habitantes e registrou esta semana mais de 3,6 milhões de casos de contaminação e mais de 76 mil mortes tonando-se um dos países com mais mortes per capita junto com Uruguai, Paraguai e Brasil. E o papa diz que o Brasil não tem salvação, por ter “muita cachaça e pouca oração”. É o fim da rosca...
Prefeitos – Três das mais importantes cidades do interior de Rondônia elegeram prefeitos pela primeira vez: Ji-Paraná, Isaú Fonseca-MDB; Cacoal, Adailton Fúria (PSD) e Ariquemes, Carla Redano (Patriota). Dos três, apenas Carla Redano vem desenvolvendo um trabalho tranquilo, praticamente sem críticas. O irreverente Isaú Fonseca, que já foi vereador na sua cidade teve problemas com médicos na luta contra o coronavírus. Fúria com o Ministério Público (MP) estadual, porque nomeou pessoa de forma irregular para ocupar cargo de secretário. Apesar de Isaú e Fúria serem políticos mais experientes, a estreante Carla é que conseguiu melhor desempenho nos primeiros cinco meses de governo.
Respigo
Os quebra-molas sem pintura que provocam inúmeros acidentes nas ruas e avenidas em Porto Velho não estão restritos ao descaso da Secretaria Municipal de Trânsito-Semtran. É que a BR 319, que corta a cidade utilizando trechos das avenidas Jorge Teixeira e Imigrantes também tem vários quebra-molas de difícil visibilidade e, no caso é um problema para ser resolvido pelo Dnit, porque é área federal +++ Os mesmos trechos, que são utilizados por veículos pesados (carretas, bitrens e treminhões) também estão esburacados e necessitando de reparos urgentes. Como estamos iniciando o verão amazônico (seca) a recuperação e adequação dos locais são necessários e urgentes, antes da chegada de novo período de inverno amazônico (chuvas) +++ Céus de brigadeiro hoje em Rondônia. Mas teve muita gente, que não conseguiu ter uma noite de sono tranquila.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2021/05/-selo-livre-de-aftosa-sem-vacinacao-tem-muito-a-ver-com-o-ex-governador-bianco-carla-redano-se-destaca-entre-os-novos-prefeitos-governo-normatiza-preco-do-leite-aos-produtores-,104494.shtml