Marina Espíndola/Secom
Publicada em 01/06/2021 às 13h25
O Governo de Rondônia, por meio da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron), em parceria com um instituto de São Paulo desenvolveu o software (Web e App Mobile) denominado “Sangue Amigo”, com objetivo de auxiliar o contato entre o banco de sangue e o doador. A ferramenta está disponível para todos os hemocentros do Estado gratuitamente via sistema operacional móvel Android ou iOs.
O App ajuda bancos de sangue em campanhas de doação fortalecendo o vínculo entre a instituição e doadores através de uma comunicação próxima e dinâmica. Disponibilizada desde março, a ferramenta já registrou mais de 10 mil downloads de forma geral, segundo o desenvolvedor.
Para o analista de sistemas responsável pelo setor de Tecnologia da Informação (TI) da Fhemeron, Humberto Vilar Arouca, o número de doadores captados por meio do aplicativo ainda é baixo, mas levando em consideração que houve uma queda considerável nas doações, a expectativa é de que cada vez mais as pessoas possam interagir melhorando a comunicação e a captação.
“O aplicativo é uma ferramenta de engajamento para a “Fundação” junto ao doador voluntário de sangue. A partir dele, podemos manter os estoques de sangue em um nível estável o suficiente para suprir as demandas. A realização de campanhas mais intensas e a adesão de outras funcionalidades na plataforma, como a carteira digital do doador, possibilitará o envio de exames e, consequentemente, trará mais usuários para o App”.
De acordo com a gerente de captação, Maria Luiza Pereira, o aplicativo já proporcionou diversas experiências positivas nos últimos dias, comprovando o fortalecimento de vínculo entre as partes. “Observamos por meio do App que dois doadores estavam agendados para o feriado e imediatamente entramos em contato via telefone para reagendar. No dia combinado eles receberam um e-mail como lembrete. Esses ajustes de última hora facilitam nossa comunicação com o doador”, disse.
O aplicativo é limitado a agendamentos e histórico das doações, sendo assim, uma ferramenta segura quanto ao sigilo de dados do doador. Para ter acesso basta efetuar o download e se cadastrar com nome completo, Cadastro de Pessoa Física (CPF), data de nascimento, tipo sanguíneo (caso souber) e um contato telefônico.
REQUISITOS NECESSÁRIOS AO DOADOR DE SANGUE:
estar em boas condições de saúde;
ter entre 18 e 69 anos de idade;
adolescente de 16 e 17 anos poderá doar acompanhado dos pais ou responsáveis legais;
ter peso acima de 50 kg;
estar alimentado, evitando alimentação gordurosa (aguardar três horas após o almoço);
homem pode doar até quatro vezes ao ano, em intervalos de 60 dias (dois meses);
mulher pode doar até três vezes ao ano, em intervalos de 90 dias (três meses)
Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas.
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
A Fhemeron de Porto Velho funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h15 às 18 horas e aos sábados, até às 12 horas. Está localizada na avenida Jorge Teixeira, 3766, bairro Industrial. As demais unidades regionais estão nas seguintes localidades:
Unidade de Coleta e Transfusão de Ariquemes – Rua: Cassiterita, nº 3613 – Centro- Telefone: (69) 3535-2659
Unidade de Coleta e Transfusão de Ji-Paraná – Rua: Vilagran Cabrita, nº 1440 – Centro – Telefone: (69) 3421-1615
Unidade de Coleta e Transfusão de Guajará-Mirim – Av. XV de Novembro, nº 1299 – Centro – Telefone: (69) 3541-6073
Unidade de Coleta e Transfusão de Rolim de Moura – Av. Cuiabá Nº 5424, Bairro Planalto ao lado do Hospital Municipal – Telefone (69) 3442-1328
Unidade de Coleta e Transfusão de Cacoal – Av. Malaquita, s/nº – Bairro Josino Brito – Ao lado do Hospital Regional – Telefone: (69) 3441-0823
Hemocentro Regional de Vilhena – Av. Jô Sato, nº 405 – Bairro Nova Vilhena – Telefone: (69) 3322-2400
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2021/06/em-um-trimestre-aplicativo-sangue-amigo-da-fhemeron-registra-mais-de-10-mil-downloads,104732.shtml