Notícia ao Minuto - Portugal
Publicada em 01/06/2021 às 16h08
"A União Europeia e os seus países membros são o maior investidor e o terceiro parceiro em termos comerciais da América Latina, assim temos de fazer o esforço de contribuir para os alicerces que já existem", declarou Francisco André, sublinhando a importância de apresentar novos instrumentos de cooperação para ajudar os países daquela região.
O secretário de Estado português sublinhou "a grande importância do relacionamento da região da América Latina com Portugal e com a União Europeia".
Francisco André falava no Seminário 'online' "América Latina na nova política de Cooperação da UE: Desenvolvimento em transição", promovido pela Casa da América Latina e a Fundación Euroamérica, em colaboração com a Comissão Europeia.
Para Portugal a relação com a América Latina seria mesmo "uma prioridade quase natural", um vetor importante da política externa portuguesa devido aos laços culturais, sociais, linguísticos e históricos com a região, porém "vai muito mais além disso".
Esta relação passa também pelas oportunidades de investimentos ou pela "construção de alianças em defesa do multilateralismo para fazer face aos novos desafios", como a que se enfrenta com a pandemia de covid-19.
O secretário de Estado referiu também a "dinâmica da diáspora naquela região, bem como a diáspora latino-americana em Portugal", às quais se soma os "cada vez mais significativos e importantes investimentos económicos nos dois sentidos" nessa relação".
Portugal procura promover esta relação com os países latino-americanos no âmbito ibero-americano e dentro da União Europeia, referindo que a Presidência Portuguesa do Conselho da UE tem trabalho para incentivar essas trocas nos mais variados níveis e a cooperação com aquela região.
Francisco André disse que Portugal quer aprofundar as relações já sólidas com todos os países da América Latina, seja a nível bilateral, triangular e multilateral.
O seminário 'online' ocorreu hoje a partir de Lisboa, Bruxelas e Madrid.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2021/06/ue-deve-reforcar-alicerces-ja-construidos-com-a-america-latina,104762.shtml