Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 15/06/2021 às 15h05
Senador – O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano (PRB-Ariquemes) a princípio deverá concorrer à reeleição em outubro de 2022, quando serão realizadas as eleições gerais a presidente da República, governadores e seus respectivos vices; uma das três vagas ao Senado em cada Estado e no Distrito Federal, Câmara Federal e Assembleias Legislativas. Redano é um político emergente no Estado iniciando a carreira como vereador em Ariquemes, posteriormente se reelegeu e foi eleito como presidente do legislativo municipal.
Senador II – Dando continuidade à sua ascensão na política, Redano se elegeu deputado estadual e posteriormente conseguiu a reeleição em 2018, quando deputados experientes como Saulo Moreira (MDB), de Ariquemes, que recebeu 10.911 votos, não se reelegeu, devido a legenda. Redano foi o sexto deputado estadual mais bem votado dos 24, que hoje compõem o parlamento estadual com 13.233 votos. Hoje Redano preside a Ale até fevereiro de 2023 e comenta-se nos bastidores da política, que ele poderá concorrer ao governo do Estado. As pessoas mais próximas a ele negam, e garantem, que o deputado está preocupado em fazer um mandato dos mais positivos no comando da Ale e, caso opte por uma outra candidatura, que não seja a reeleição, será para o Senado. Quem viver verá...
Testagem – A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) da Vilhena estará realizando teste na quarta-feira (16) pelo sistema de drive-thru para covid-19. O teste estará disponibilizado a qualquer pessoa que assim o desejar, esteja ou não apresentando os sintomas da pandemia e será realizado em frente a câmara de vereadores das 8h às 13h. Pedestres também poderão fazer o teste e serão atendidos na parte dos fundos do legislativo municipal. Para poder ser favorecido com o teste a pessoa deverá apresentar documento pessoal com foto e cartão do SUS. Será utilizado o sistema swab (cotonete estéril) nasal.
PDT – Em contato com políticos ligados ao PDT, que no Estado é comandado pelo senador Acir Gurgacz notamos, que há enorme esperança que ele possa candidatar-se nas eleições gerais de 2022. Acir tem problemas com a Justiça Eleitoral e nas eleições de 2018 tentou registrar sua candidatura a governador até o último momento, mas não conseguiu. Ele concorreu, ou tentou concorrer sem sucesso, porque os votos não foram computados. Apesar de não esconder que sempre teve como objetivo, desde quando entrou na política e se elegeu prefeito de Ji-Paraná em 2000 de governar Rondônia. Só não é governador, porque em 2002 renunciou à prefeitura para concorrer ao executivo estadual com menos de dois anos de mandato. Erro estratégico.
Confiante – A maioria das pessoas que é fiel a Acir e acredita, que ele poderá concorrer à sucessão estadual em outubro do próximo ano já trabalha nos bastidores uma possível candidatura, mas não sabem definir se à reeleição ao Senado ou a governador. Caso Acir tenha condições de entrar na disputa, sem liminar, não a dúvida, que é um candidato em condições de sucesso, pois já provou, que tem boa presença eleitoral no Estado. O PDT tem hoje somente uma representante na Ale, a deputada Rosângela Donadon, de Vilhena, com amplas chances de reeleição. O ex-deputado Airton Gurgacz, que busca o retorno à Ale é um nome com plenas condições de se eleger em 2022. Airton também já foi vice-governador no primeiro mandato de Confúcio Moura (MDB), ex-governador, hoje senador. Se Acir ficar inelegível, por que não Airton candidato ao governo?
Respigo
Esperada para os próximos dias a posse do ex-deputado estadual Saulo Moreira (MDB-Ariquemes), na Assembleia Legislativa (Ale), que deverá assumir a vaga do deputado Edson Martins (MDB-Urupá). É que Martins foi cassado, recorreu em todas as instâncias, perdeu e teve a decisão confirmada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) +++ Até o recesso parlamentar a previsão é que teremos mais baixas na Casa do Povo. Os suplentes estão ansiosos e com os ternos preparados +++ E a semana em Rondônia promete. Apesar do período de seca (inverno amazônico) o Céu no Estado não está de brigadeiro, ou seja, tempo limpo e ótimo para voar devido a ótima visibilidade +++ Tem algo mais inclusive, com cerca de um mês de atraso devido a alguns contratempos. E certamente não é avião e nem ave... Uma das frases mais marcantes que li na minha vida: “Bíblias não são incentivadas nas escolas, mas são incentivadas nas prisões. Se as crianças tivessem incentivo para lê-la nas escolas, elas poderiam não precisar lê-la na prisão”.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2021/06/redano-vai-a-reeleicao-e-nao-descarta-candidatura-ao-senado-vilhena-realiza-teste-rapido-aberto-a-toda-a-populacao-gurgacz-candidato-a-governador-por-que-nao-,105804.shtml