Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 17/06/2021 às 15h08
Covid-19 – Nos próximos dia deverá entrar em vigor o Decreto 26.134 publicado hoje (17) pelo governo do Estado, que libera inúmeras atividades em Rondônia. Eventos, casamentos com até 150 pessoas estarão liberados. Bares, boates e casas de shows poderão vender bebidas alcoólicas, mas com o máximo de 999 pessoas, além das medidas preventivas como aferição de temperatura, espaçamento entre as mesas, uso obrigatório de máscara, etc. Interessante é que continua obrigatório o uso de máscaras. Não será tarefa fácil comer e beber utilizando máscaras. E durma-se com um barulho desses.
Café – Rondônia já esteve entre os maiores produtores de café do Brasil e, ainda, ocupa significativo espaço na produção nacional. O problema é que nos finais dos anos 90 a saca de café estava custando menos de R$ 20 e desestimulou os produtores, que não tiveram condições de colher a grande safra da época, porque era inviável. Muitos cafezais com os pés carregados foram dizimados. Hoje o Estado, aos poucos vai retomando a produção do café, que vem ganhando espaços a cada ano. Como o clima de Rondônia é favorável ao plantio, porque aqui não há geadas, o governo do Estado deveria estimular de forma intensiva o plantio de café.
Café II – A iniciativa do deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa (Ale), Laerte Gomes (PSDB/Ji-Paraná), em liberar emenda parlamentar de R$ 700 mil à Emater-RO, para aquisição de mudas de café e cacau, outra cultura, que também já foi produzida em larga escala no Estado é da maior importância para o futuro econômico-social do Estado. As mudas serão distribuídas em vários municípios a mini e pequenos produtores rurais interessados na diversificação e no plantio de café e cacau. A frase antiga, mas real, que “onde predominam os cafezais pode haver pobreza, mas miséria, nunca”, continua em evidência.
Estradas – Apesar de polêmico e de não dispensar uma “briga”, o prefeito de Ji-Paraná, Isaú Fonseca (MDB) vem realizando um trabalho organizado e eficiente no seu município. Está coordenando com muita eficiência a vacinação contra o coronavírus, um dos problemas que assustam o mundo. Na última semana priorizou a recuperação da malha viária urbana de bloquetes, que ele conhece bem e esta semana iniciou um trabalho amplo na recuperação das estradas vicinais. Ji-Paraná é um município, a exemplo do Estado, vocacionado para a agricultura e a pecuária, seja de leite ou de corte e, estradas em condições de tráfego o ano todo são fundamentais. Rondônia tem somente duas estações climáticas: inverno (chuvas) e verão (seca), como agora, quando praticamente não chove durante seis meses, por isso recuperar as vicinais é fundamental.
Chuvas – Apesar do período de seca em Rondônia choveu até com certa intensidade em alguns bairros de Porto Velho na noite de ontem (16). Hoje também choveu forte na região central da capital por volta das 14h pegando muita gente de surpresa. Como sempre ocorre nessas ocasiões ruas e avenidas ficaram alagadas prejudicando e comprometendo o tráfego. Porto Velho tem uma infraestrutura precária no que se refere a saneamento básico. A rede de esgoto, por exemplo, está em torno de 3%, desde o período da fundação da cidade, pelos ingleses. A “estação de tratamento” é o rio Madeira, que banha a capital. Porto Velho precisa de investimentos pesados no saneamento básico e, certamente não será no segundo mandato de Hildon Chaves (PSDB), iniciado em janeiro último. É o fim da rosca...
Respigo
Amanhã (18) será comemorado em Rondônia o Dia do Evangélico, uma iniciativa do ex-deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa (Ale), Maurão de Carvalho e aprovada na Assembleia Legislativa +++ Inclusive a data era feriado estadual, mas posteriormente ocorreu mudança. O dia é comemorado, mas não é mais feriado estadual +++ Inauguração hoje (18) de uma unidade do Supermercado Araújo na avenida Rio Madeira, no bairro Rio Madeira/Alphaville em Porto Velho. Mais uma opção aos moradores das imediações, que já têm o Nova Era e o Oliveira atendendo a população +++ Hoje está sendo encerrado o curso sobre “Novo Acordo Ortográfico” ministrado desde a última terça-feira (15) com 9 horas/aula de duração com coordenação da Escola do Legislativo, da Assembleia Legislativa (Ale) e ministrado pelo professor Francisco Rogério Melo, às dependências do Poder Legislativo estadual atendeu a servidores dos gabinetes dos deputados. O curso, segundo o diretor-geral da escola, Fábio Ribeiro, faz parte da programação com orientações do presidente da Ale, Alex Redano (PRB-Ariquemes).
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2021/06/governo-libera-abertura-de-bares-e-casas-noturnas-deputado-laerte-gomes-incentiva-plantio-de-cafe-e-cacau-recuperacao-das-vicinais-e-prioridade-em-ji-parana-,106002.shtml