J. Nogueira/DIÁRIO DA AMAZÔNIA
Publicada em 26/06/2021 às 10h20
Mais uma vez a suspensão do fornecimento de água pela Companhia de Águas e Esgoto de Rondônia (Caerd), fez aumentar o descontentamento por parte de consumidores no município de Urupá. Recentemente, a bomba de captação queimou, cortando o abastecimento geral. Segundo o prefeito Célio Lang, muito provavelmente, a partir de 2022 o serviço deverá ser assumido pela municipalidade e/ou terceirizado. O Plano de Saneamento do município tem previsão de conclusão para o mês de novembro.
À reportagem do Diário da Amazônia, um servidor público que preferiu não se identificar confirmou o problema. Ele mora na zona rural, mas tem uma filha residente na parte alta da cidade, e que já estaria há quatro dias sem água. “Esse problema quando acontece atinge quase que 100% da cidade. É preciso ação mais enérgica das autoridades”, declarou.
A bomba de captação de água teria queimado no início da semana, o equipamento foi trocado, mesmo assim, o fornecimento ainda não voltou a sua normalidade. Um outro consumidor, morador próximo da Caerd disse que na sua casa não falta, mas, no restante da cidade, a reclamação é geral.
Estrutura da prefeitura
O prefeito Célio Lang, disse à reportagem que as providências necessárias, já foram tomadas. “Imediatamente, solicitei urgência na solução do problema”, afirmou. Outra informação é que a estrutura da Caerd, em Urupá, pertence à prefeitura, inclusive à Estação de Tratamento de Água (ETA).
Assumir ou terceirizar
Célio Lang lembrou que com o novo Marco Regulatório, o município deve concluir o seu Plano de Saneamento até o mês de novembro. Com isso, ainda este ano deve acontecer o Chamamento Público quando será decidido se o município assume o serviço e/ou será terceirizado. “Infelizmente, com os problemas financeiros, a Caerd não consegue proporcionar uma manutenção adequada”, declarou Lang.
O município de Urupá, na zona urbana, soma 5.137 habitantes. Desse total, a Caerd atende 3.785 consumidores, ou seja, 73,68 % da população. Dessa forma, 26,32% dos moradores (1.352) usam água de poço. A última estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2018 mostra que Urupá conta com uma população de 11.467 habitantes, sendo 5.137 (urbana) e 7.837 pessoas residentes no setor rural.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2021/06/prefeitura-devera-assumir-servicos-da-companhia-de-aguas-e-esgoto-caerd-no-municipio,106742.shtml